O projeto “O Jornal vai à Escola”, criado em 2020, visitou, pela segunda vez, a Escola Secundária São Pedro. Trata-se de uma interessantíssima iniciativa do jornal regional “A Voz de Trás-os-Montes”.
A jornalista e os técnicos que a acompanhavam dinamizaram a atividade, na aula de História A, na turma do 10.º G, a minha turma, na quarta-feira, dia 18 de outubro.
Já seguia o trabalho de “A Voz de Trás-os-Montes” nas redes sociais, porque gosto de ler notícias sobre a nossa região e gosto bastante, pois há a aliciante de a informação ser dada de uma forma muito ativa e apelativa.
Na sala de aula, com a equipa que aqui se deslocou, tivemos a oportunidade de ver e descobrir todo o processo de elaboração de notícias e como se fazem os jornais. A minha curiosidade e vontade de aprender levou-me a voluntariar-me para participar e fazer o papel de repórter. Enfrentei as câmaras, o que não é fácil, mas é um grande desafio. Sem dúvida que é mais confortável estar atrás das câmaras. Após esta apresentação, passei a ficar mais atento ao mundo do jornalismo e já tenho a noção de todo o trabalho realizado para as notícias chegarem até nós.
Pablo Paredes
Mesmo não tendo o hábito de ler jornais, eu já conhecia o jornal “A Voz de Trás-os-Montes” e acompanho o trabalho deles através das redes sociais.
A apresentação que fizeram na Escola foi motivadora, tanto na forma como foi concretizada como nos temas abordados. A possibilidade de construir uma página do jornal com a turma deu-me a vontade de participar mais ativamente para poder ter a oportunidade de fazer o que as equipas jornalísticas põem em prática todos os dias. A minha intervenção foi muito gratificante e desafiante e não me arrependo de me ter voluntariado. Levantou-se a hipótese, que nunca me tinha ocorrido antes, de equacionar uma profissão ligada à comunicação social. Passei a olhar mais para os jornais e a escutar com mais atenção os telejornais. A comunidade transmontana a que pertenço tornou-se mais importante para mim.
Francisco Nóbrega
A presença de uma equipa do jornal “A Voz de Trás-os-Montes”, com o projeto “O jornal vai à escola”, foi muito interessante e proveitosa.
Durante esta visita, a turma teve a possibilidade de conhecer todo o método de elaboração de um jornal e como se organizam as páginas deste.
Construímos uma notícia sobre um homicídio, seguindo o guião que todos os jornalistas sabem e aplicam e que é designado por lead: O quê?, Quem?, Quando?, Onde?, Como? e Porquê? Entre o muito que aprendi, fiquei a saber que o lead, há quem escreva lide, deve estar respondido no primeiro parágrafo. Gostei, foi divertido e instrutivo.
Participei com entusiasmo, dado o meu interesse em perceber como é estar à frente das câmaras e descobrir o mundo das notícias. E, apesar de não ter, pelo menos por enquanto, a intenção de seguir a área da comunicação social, esta participação foi muito útil. Fiquei com uma visão mais clara e aprofundada do jornalismo.
A apresentação realizada pelos membros da equipa do jornal foi esclarecedora, não deixando espaço para dúvidas. Para além disso, acrescento que, após o projeto, passei a estar mais atenta ao mundo da comunicação, em especial aos jornais de notícias.
Lívia Lisboa
Eu propus o tema do homicídio, para ser mais preciso, uxoricídio (quando o marido mata a mulher), porque todos os dias há notícias de violência doméstica, sendo o mais frequente ser o homem o agressor e a mulher a vítima. Aprendi como fazer uma notícia e, através do título e das primeiras informações, cativar o interesse do leitor para ler a notícia até ao fim.
Aprendi que as fotografias são muito importantes, que é possível controlar e modificar o brilho, o contraste e a luminosidade, e que a qualidade do preto e branco é mais baixa que a da cor. A distribuição do texto e das imagens no espaço-página é fundamental e obedece a regras, havendo 60 módulos para cada página do jornal. O jornal “A Voz de Trás-os-Montes” tem apenas quatro páginas a cores: a primeira e a última páginas e as páginas do meio. Aprendi técnicas que tornam a escrita mais atrativa e mais acessível.
José Oliveira
Conteúdo produzido pela Escola Secundária de São Pedro