Com este investimento, os munícipes deixam de ter de esperar pelo seu transporte expostos à chuva ou ao sol. O investimento, está orçado em 67.807,20 euros (acrescidos de IVA), foi cofinanciado pelo Fundo de Transportes, gerido pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Tendo em conta a estrutura, o design e os materiais utilizados, este mobiliário urbano integra-se na paisagem envolvente e contribui para a melhoria do conforto na utilização dos transportes públicos. Para além do impacto estético e funcional, as localizações estratégicas dos abrigos têm como objetivo desincentivar o uso do automóvel privado, especialmente em zonas urbanas.
Recentemente, entraram em circulação novos autocarros, acompanhados por um aumento da frequência horária dos circuitos urbanos em Lamego, na sequência da entrada ao serviço do novo operador rodoviário, a Vale do Ave Transportes. A autarquia passou ainda a assegurar o funcionamento de doze linhas municipais, que ligam as freguesias à sede do concelho, e de cinco circuitos do “Verdinho”, complementados pela rede de linhas intermunicipais.