O coração do Douro vinhateiro

Com 5.983 habitantes (2023), Santa Marta de Penaguião está no coração do Douro vinhateiro, e é brindada por uma paisagem única. O concelho é, ainda, rico em cultura e património histórico, com muito para ver e fazer

CONTEÚDO PATROCINADO >

Com uma área total de 69 km² e quase seis mil habitantes, Santa Marta de Penaguião é, até à data, constituído por sete freguesias. O concelho é limitado a norte por Vila Real, a sul por Peso da Régua e Baião e a oeste por Amarante.

À semelhança de muitos outros concelhos do interior do país, também Santa Marta de Penaguião “luta” contra a desertificação. Hoje são 5.983 os habitantes, mas já foram 13.282, em 1960.

De acordo com os dados disponíveis, 33,3% da população de Santa Marta de Penaguião tem idade igual ou superior a 65 anos e 38,3% pessoas estão em idade ativa.

No que diz respeito à economia do concelho, esta é profundamente influenciada pelo facto do mesmo estar localizado na Região Demarcada do Douro, o que faz dele um concelho com muita ligação à vitivinicultura e, cada vez mais, ao turismo. Quanto à gastronomia, destaque para a feijoada à transmontana, para a massa à Lavrador, para o cabrito e o caldo de castanha. Nos doces, destacam-se o Conde Guillon e o Frei João como novidade na última década sendo que o leite-creme e a aletria foram, desde sempre, os doces mais tradicionais desta Região.

Quanto à cultura, Santa Marta de Penaguião tem a si associada, entre outras, a figura de Frei João de Mansilha, nascido em São Miguel de Lobrigos. É considerado o mentor da delimitação da Região Demarcada do Douro, bem como um dos principais impulsionadores da criação da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, em 1756, e consequentemente da Região Demarcada do Douro. A figura, até há pouco tempo desconhecida, revestiu-se de importância para o atual executivo municipal, de tal maneira que se criou o Espaço D’Ouro Frei João de Mansilha, onde se poderá viajar facilmente pela história do Frei e do Douro.

O município foi criado em 1202, pelo foral concedido por D. Sancho I, embora a história de Santa Marta de Penaguião remonte ao tempo para lá desse na história. Quanto à toponímia, existe uma lenda que conta que, há muitos anos, um conde francês chamado Guillon que vivia na região que terá mandado incendiar a capela de Santa Marta. Esta ter-lhe-á aparecido e como castigo impôs-lhe a pena de trabalhar a terra. Apesar de relutante, acabou por aceitar e, com o tempo, apaixonou-se pelo trabalho oferecendo as uvas à santa. Foi então que o corvo que até então o acompanhava desapareceu, aparecendo pombas e um cordeiro, símbolos de paz e fertilidade, indicando o seu perdão. Terá, assim, a localidade passado a chamar-se Santa Marta de Pena (castigo) de Guillon, evoluindo, posteriormente, para Santa Marta de Penaguião.

Outros Artigos

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

“Tenho muito orgulho de ter tido a capacidade de exercer o poder e não de o usar”

O executivo municipal de Santa Marta de Penaguião apostou, ao longo dos últimos 12 anos, na melhoria da qualidade de vida da população – uma aposta que considera ganha. Prestes a deixar a presidência da autarquia, Luís Machado fala da proximidade que criou com os penaguienses e do orgulho em vê-los hoje “mais felizes”.

Gastronomia e natureza fomentam turismo

As diferentes propostas de visitação no concelho atraem cada vez mais turistas a Mondim de Basto. O Monte de Senhora da Graça, as levadas e o Parque Natural do Alvão ou as fisgas de Ermelo são alguns dos pontos que José Ramos aconselha aos hóspedes que recebe no Refúgio das Poldras.

Vinho dos Mortos: uma tradição que celebra a cultura e a história local

O Vinho dos Mortos é um vinho regional transmontano produzido com uvas provenientes de vinhas localizadas nas encostas da vila de Boticas, que possuem condições de clima e solo particulares. Uma região classificada como Património Agrícola Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Raça Barrosã cada vez mais valorizada pela qualidade

No concelho de Montalegre, tem vindo a aumentar o número de criadores e também de efetivo desta raça autóctone. Atualmente, existem cerca de 2.500 animais adultos (fêmeas e machos), e só no ano passado registaram-se 1.577 nascimentos.

Rijomax: o relógio mais completo do mundo

Com dois metros de altura, o Rijomax é considerado o relógio mais completo do mundo. Começou a ser construído em 1945, por Amândio José Ribeiro, e ficou pronto em 1973. Foram 28 anos e 16 mil horas de trabalho

Uma viagem pelos encantos de Santa Marta de Penaguião

Limitado a norte por Vila Real e a sul por Peso da Régua, o concelho de Santa Marta de Penaguião, situado no coração da Região Demarcada do Douro, convida-o a descobrir vinhedos intermináveis, paisagens de cortar a respiração e miradouros que guardam séculos de história.

Terra de Fernão Magalhães, Miguel Torga e beleza natural

Com 5.634 habitantes (2023), o concelho de Sabrosa é conhecido por ser a terra de Fernão Magalhães e Miguel Torga. Mas há muito para descobrir neste território banhado pelo Douro, dono de uma beleza natural única

Cultura e turismo de mãos dadas

Situado no coração da vila de Boticas, o Centro de Artes Nadir Afonso é considerado uma das mais importantes instituições culturais do concelho e um pilar fundamental para o desenvolvimento turístico local.

Boticas Parque uma porta de entrada no concelho

O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, situado no concelho de Boticas e que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, é um centro de natureza e biodiversidade que promove o turismo sustentável, a educação ambiental e a valorização dos recursos locais.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.