Terça-feira, 25 de Junho de 2024
No menu items!

O Fruto da Perseverança

Recentemente foi notícia nos meios de comunicação social a chegada de uma nave espacial ao solo do planeta Marte, à qual foi dado o nome de Perseverance.

-PUB-

Vem isto a propósito de um erro cometido ao tempo da abertura do acesso do IC5, ao concelho de Alijó.

Nessa altura, ou por falta de informação dos órgãos autárquicos vigentes ou da empresa Infraestruturas de Portugal, a sinalética da Anta da Fonte Coberta, na Freguesia de Vila Chã, não foi devidamente colocada.

Muitos foram os turistas portugueses ou estrangeiros, que demandaram a localidade de Vila Chã, na época pré-pandémica, a solicitar informação para conseguirem visitar o referido monumento megalítico, e várias foram as pessoas, que a expensas próprias, levaram os turistas ao devido local. Doutra forma, jamais lá teriam chegado. 

De acordo com algumas investigações arqueológicas, realizadas há décadas atrás, data de há cerca de cinco mil anos, sendo um dos mais antigos monumentos do Município de Alijó.

Situa-se no, recentemente criado, Parque Natural do Vale do Tua.

Como dizia um arqueólogo, no semanário A Voz de Trás os Montes, num artigo de opinião: “a preservação e o cuidado do património arqueológico traz, a seu tempo, algum valor económico para as populações locais”.

Independentemente desse valor, é a nossa História que se joga na preservação daquilo que os nossos antepassados nos legaram. 

Após muita insistência, durante vários anos, junto do Arqueólogo, Dr. Tiago, e dos órgãos autárquicos, e depois de muita perseverança, eis que há duas semanas atrás me telefonou o  Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã, a dizer que a tão desejada sinalética já estava colocada.

Parabéns Sr. Presidente!

Muito obrigado por todo o esforço despendido!

É caso para se dizer: quem tem perseverança sempre alcança!

OUTROS ARTIGOS

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.