Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021
Victor Pereira
Pároco. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

O Homem Light

Recomendo-vos a leitura do livro O Homem Light, uma vida sem valores, de Enrique Rojas. Nos últimos anos, uma série de produtos light invadiu o mercado, facilmente ao nosso dispor em qualquer hipermercado. São produtos que foram alterados na sua identidade, nomeadamente no grau de gordura ou açúcar que oferecem, para não serem tão nocivos à saúde e para satisfazerem os níveis de elegância e estética que o homem contemporâneo prolatou. Andam por aí cerveja sem álcool, manteiga sem gordura, açúcar sem glicose, tabaco sem nicotina, coca-cola sem cafeína, vários produtos alimentares com poucas calorias e com pouca gordura. Alguns especialistas já alertaram que estão cheios de mentiras e que as substâncias adicionadas para a sua mutação não serão as mais saudáveis.

-PUB-

Mas como o homem atual é escravo da sua imagem, em nome dela está disposto a tudo. Ainda não se lembraram de fazer queijo da serra light (pelo menos que eu saiba), e espero muito bem que tenham um ataque de amnésia. Será um atentado inaceitável ao honroso queijo serrano e aos abnegados pastores, que enfrentam intempéries de toda a espécie, para oferecem ao mundo uma das suas melhores iguarias.

O que são, afinal, os produtos light? São produtos que perderam a sua essência, o seu conteúdo, a sua alma, o seu sabor. Ainda sabem a alguma coisa, mas correm o perigo de não saber a nada. Querem ser tão suaves e leves, que pouco

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

Mais Lidas | opinião

O povo é quem mais ordena

Ferrovia Boas Notícias

Beneficiou da Moratória?

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.