Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2024
No menu items!

Obras perto do Bairro de Nazes “vão melhorar” circulação

A Câmara Municipal de Lamego anunciou que tem em curso a requalificação do espaço público do Bairro de Nazes, com um conjunto de ações de beneficiação urbana que tornará mais segura a circulação pedonal e rodoviária nesta zona.

-PUB-

Em comunicado, a autarquia explica que a principal novidade “é a construção de uma nova rotunda, com treze metros de diâmetro, no cruzamento da Rua das Amoreiras e da Rua de Nazes com a Rua Dr. Francisco Laranjo (Barronco) que vai pôr fim aos graves constrangimentos existentes”.

Na mesma nota, a autarquia revela que a regeneração do espaço público do Bairro de Nazes pretende “promover a inclusão social dos moradores, tornando-o num espaço mais atrativo e dinâmico para o convívio, convidando à sua utilização e fruição”. Serão “eliminadas várias barreiras arquitetónicas e visuais para promover a plena acessibilidade a todos os cidadãos, incluindo os de mobilidade reduzida”.

“Também será promovido o enquadramento paisagístico, garantindo a integração equilibrada do conjunto urbano na paisagem local e requalificada a rede viária envolvente, garantindo, por exemplo, a continuidade da Rua da Amoreiras e o alargamento da Rua Nuno Álvares Pereira”, acrescenta o município.

No final da visita de trabalho efetuada esta semana para verificar o andamento da obra, na companhia de técnicos da autarquia e da firma ‘Francisco Pereira Marinho’, o presidente da autarquia, Francisco Lopes, garantiu que esta intervenção “melhorará significativamente as condições de conforto e de segurança rodoviária numa área que apresenta constrangimentos à circulação e leva a comportamentos de risco”.

“Esta intervenção de fundo vai beneficiar a imagem urbana e contribuir para uma evolução muito relevante nos padrões de mobilidade e de qualidade de vida da cidade”, acrescenta.
No valor a rondar os 900 mil euros, acrescidos de IVA, a requalificação do espaço público do Bairro de Nazes é concretizada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER.

A autarquia prevê que obra esteja “concluída até ao final do ano”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS