A exposição é composta por 36 livros, em 30 idiomas europeus diferentes, e tem como lema “As línguas tornam-nos mais fortes”.
É desta forma que a população de Alfândega da Fé poderá ter contacto com a epopeia de Quixote de La Mancha, da autoria de Miguel de Cervantes.
Esta exposição, disponibilizada pelo Centro Europe Direct de Bragança, está a circular pelas Bibliotecas da Rede Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, sendo que durante este mês de setembro estará patente na Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé.
As exposições itinerantes multilíngues são um projeto comum das Antenas da Direção-Geral da Tradução em todos os Estados-Membros da União Europeia. Anualmente, e desde 2014, é escolhida uma obra infanto-juvenil com relevância a nível de toda a Europa e cada Antena contribui com a respetiva versão linguística.
Esta iniciativa decorre no âmbito dos objetivos do Dia Europeu das Línguas, que pretende sensibilizar todos os europeus e, em especial, os mais jovens, para a importância da diversidade linguística e promoção da aprendizagem de línguas.