Segunda-feira, 13 de Abril de 2026
No menu items!
EnsinoOferta formativa para fixação dos jovens

Oferta formativa para fixação dos jovens

No Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, com cerca de 600 alunos, a oferta formativa é vista como “muito importante para a fixação dos jovens”.

-PUB-

“Quanto mais ofertas tivermos, mais jovens aqui ficam”, sublinha o diretor, António Santos. A diversidade não é apenas nos cursos, mas também nas disciplinas de opção. No Secundário, são disponibilizados cursos científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades. A nível técnico, o agrupamento dispõe de um curso profissional de Turismo Ambiental e Rural. “Afigura-se ser o mais adequado às necessidades do meio e interesse dos alunos”, já que o concelho “vive muito ligado ao turismo e comércio”.

O Agrupamento integra o projeto-piloto da Comunidade Intermunicipal de Terras de Trás-os-Montes de turmas partilhadas, em que os alunos fazem a componente de formação geral na escola da área de residência, e a componente técnica noutros estabelecimentos do território, tendo um leque de ofertas muito mais abrangente, que lhe permite ter “acesso a quase todos os cursos da região”, sendo o transporte assegurado.

O dinamismo ligado à cultura local e artes também é uma aposta em Miranda do Douro. Sendo o único agrupamento no país que pode lecionar mirandês, “o que é um orgulho”, 80% dos alunos optam por aprender esta língua. Inserido no Plano Nacional das Artes, tem um plano cultural ligado às tradições, com alunos a saber tocar gaitas de foles e em grupos de pauliteiros. “O que me agrada mais é ver o que se evoluiu nos últimos anos em defesa da cultura e das tradições”, finaliza.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS