Vila Flor ganha um especial encanto na altura da floração das amendoeiras que pintam de branco e rosa a paisagem do território, mas, ao longo de todo o ano, há muito para descobrir.
O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é um templo mariano diocesano, que se impõe no horizonte. O cimo da serra em Vilas Boas é também um dos miradouros do concelho para uma soberba paisagem.
Também na Senhora da Lapa, do alto da serra do Facho em Vila Flor, a visita é ponto obrigatório de passagem. Recentemente, o espaço passou a contar com um baloiço de onde se vislumbra uma vista fantástica sobre a vila e boa parte do concelho.
São vários os cruzeiros medievais e igrejas que se encontram nas aldeias.
Outro dos pontos de visita é a Forca de Freixiel, com muita história e que é um monumento único na Península Ibérica.
Na zona histórica de Vila Flor, além da Igreja Matriz, que não deixa o visitante indiferente, pode apreciar-se a Praça da República ou visitar o Arco de D. Dinis, recentemente intervencionado. Era a porta de arco da antiga cintura de muralhas, que dava acesso interior, onde ficaria o castelo medieval com torre de menagem.
O Parque Natural do Vale do Tua e os seus vários percursos pedestres, cada vez mais procurados, são um convite aos amantes da natureza.




