Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025
No menu items!

Paisagem e património de uma terra com alma e cor

O concelho tem muitos encantos e o nome não deixa dúvidas da importância da natureza.

CONTEÚDO PATROCINADO >

Vila Flor ganha um especial encanto na altura da floração das amendoeiras que pintam de branco e rosa a paisagem do território, mas, ao longo de todo o ano, há muito para descobrir.

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é um templo mariano diocesano, que se impõe no horizonte. O cimo da serra em Vilas Boas é também um dos miradouros do concelho para uma soberba paisagem.

Também na Senhora da Lapa, do alto da serra do Facho em Vila Flor, a visita é ponto obrigatório de passagem. Recentemente, o espaço passou a contar com um baloiço de onde se vislumbra uma vista fantástica sobre a vila e boa parte do concelho.

São vários os cruzeiros medievais e igrejas que se encontram nas aldeias.

Outro dos pontos de visita é a Forca de Freixiel, com muita história e que é um monumento único na Península Ibérica.

Na zona histórica de Vila Flor, além da Igreja Matriz, que não deixa o visitante indiferente, pode apreciar-se a Praça da República ou visitar o Arco de D. Dinis, recentemente intervencionado. Era a porta de arco da antiga cintura de muralhas, que dava acesso interior, onde ficaria o castelo medieval com torre de menagem.

O Parque Natural do Vale do Tua e os seus vários percursos pedestres, cada vez mais procurados, são um convite aos amantes da natureza.

Outros Artigos

Vinho dos Mortos: uma tradição que celebra a cultura e a história local

O Vinho dos Mortos é um vinho regional transmontano produzido com uvas provenientes de vinhas localizadas nas encostas da vila de Boticas, que possuem condições de clima e solo particulares. Uma região classificada como Património Agrícola Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Boticas Parque uma porta de entrada no concelho

O Boticas Parque - Natureza e Biodiversidade, situado no concelho de Boticas e que abrange as freguesias de Vilar, Codessoso e Beça, é um centro de natureza e biodiversidade que promove o turismo sustentável, a educação ambiental e a valorização dos recursos locais.

28 bolsas de estudo entregues a alunos do Ensino Superior

Os alunos abrangidos por esta medida receberam, no ano passado, um apoio financeiro no valor de mil euros, para fazer face às despesas associadas aos estudos. Este apoio, dado pela autarquia, pretende criar condições para que os mais jovens possam prosseguir com os seus estudos.