Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
No menu items!

Paróquia de Constantim participa no processo sinodal em curso

No domingo, a Comunidade Paroquial de Constantim – Vila Real esteve reunida no âmbito do processo sinodal em curso na igreja Católica.

-PUB-

Elementos de todos os grupos paroquiais e outros paroquianos juntaram-se na tarde desse dia para, animados pelo Espírito Santo, fazer uma reflexão “centrada no tema da corresponsabilidade alargada na missão de todos os membros do Povo de Deus (cf. Relatório de Síntese, capítulos 8-12, 16 e 18)”.

Essa reflexão foi orientada pela questão fundamental: “Como ser Igreja Sinodal em Missão?”, conforme sugestão apresentada pela equipa sinodal da Diocese de Vila Real.

Na certeza de que, como recordou o Papa Francisco, «o Sínodo é sobre a sinodalidade e não sobre este ou aquele tema… O importante é como a reflexão é feita, ou seja, de forma sinodal». Os participantes começaram a reunião com um cântico, «Somos um Povo que caminha», a que se seguiu a Oração pelo Sínodo.

Posteriormente, foi feita a proclamação e escuta da Palavra de Deus (Mc. 10, 17-10), seguida de reflexão e partilha em Grupo sobre o texto bíblico.

Tendo por base algumas questões para ajudar à reflexão e aprofundamento, os presentes expressaram a sua opinião sobre os aspetos que lhes pareceram mais importantes para que a Igreja seja, efetivamente e cada vez mais, uma Igreja Sinodal em Missão, particularmente a nossa Comunidade Paroquial.

Desta reflexão e partilha vai ser elaborado um documento, que será remetido à equipa sinodal da Diocese de Vila Real.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.