Quarta-feira, 4 de Agosto de 2021

Paróquia de Salto celebra a padroeira com a “prata da casa”

A paróquia de Salto, na diocese de Vila Real, celebrou a sua padroeira, Nossa Senhora do Pranto, com a “prata da casa”, em momentos tradicionais e religiosos que uniu as 20 aldeias

-PUB-

“Não queríamos que não houvesse festa, porque nunca se deixou de fazer. Esta festa tem uma marca muito próxima das pessoas, e tentamos organizar um retiro espiritual, com propostas e grupos diferentes, fazer com a prata da casa”, conta o padre Pedro Rei Alves à Agência Ecclesia.

Perante as limitações da pandemia Covid-19, a festa à padroeira é marcada por grupos e pessoas diferentes que, “a cada dia vão construindo um caminho espiritual”, “Rumo ao regaço de Maria – um caminho espiritual”. 

O pároco defende que este ano a festa teve “outro peso” e espera que haja uma nova ligação com a padroeira. 

“Acabou por ser uma festa mais íntima, teve um peso emocional mais forte. Este ano, as pessoas que vieram foi por devoção, tornando-se assim a festa num clima de interioridade e espiritualidade que não tínhamos noutros anos. Penso que se voltou à simplicidade e às origens”, referiu.

A festa, “a cada ano organizada por uma aldeia”, marca uma das paróquias mais antigas do país, paróquia de Salto, que “conta com 78 km2 e 20 aldeias”, este ano “vazias de emigrantes”. 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.