Na sua página de internet lê-se que “este espaço é dedicado à educação ambiental e à preservação da natureza e biodiversidade”, tendo sido “estabelecido pela Câmara Municipal de Lamego, em terrenos cedidos pelas Juntas de Freguesia de Lamego e Avões, através de um protocolo”.
Inaugurado em junho de 2002, tornou-se numa zona de grande importância na preservação de espécies pelas suas características únicas e humanizadas e tem como objetivo sensibilizar para as problemáticas ambientais.
Quem visita o Parque Biológico da Serra das Meadas encontra uma fauna e flora diversificada, com alguns dos animais a estarem em regime de cativeiro. Neste espaço há veados, doninhas, patos, burros, águias e corujas, entre outros animais, alguns deles cedidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), como é o caso da águia de asa redonda ou do corvo. Estes animais são espécies protegidas e estão no Parque por diversos motivos que os impossibilitam de sobreviver na Natureza, porque foram alvo de caçadores, porque se perderam dos progenitores ou porque perderam a capacidade de voo ou de caça.
Só no ano passado, o Parque Biológico da Serra das Meadas foi visitado por 9.329 pessoas. Há a possibilidade de visitar o parque acompanhado por um guia, sendo que essas visitas têm uma duração de aproximadamente uma hora. O espaço pode, ainda, ser requisitado para festas de aniversário.
O Parque Biológico da Serra das Meadas é gerido pela Câmara Municipal de Lamego, que assume todos os custos de manutenção.