Quarta-feira, 18 de Junho de 2025
No menu items!

Penedono promove “Mercado Magriço”

Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, o município de Penedono promove mais uma edição do Mercado Magriço, um certame no qual se faz mostra das diversas atividades que fazem parte do tecido económico concelhio tais como, a indústria, o comércio, a agropecuária, o turismo, o artesanato, a gastronomia e diversos serviços.

-PUB-

Em comunicado, a autarquia explica que este mercado “mantém vivo o objetivo que esteve na sua génese, ser espaço aglutinador e dinamizador não só, da economia, bem como da cultura e tradições sob as quais assenta a identidade de Penedono e as suas gentes”.

Sendo uma mostra de índole económica, “é acima de tudo um espaço de permuta, partilha e desbravar de novos horizontes comerciais, tanto para aqueles que aqui expõem os seus produtos, como para aqueles que o visitam em busca de novos conceitos e novas oportunidades de negócios”, acrescenta a mesma nota.

O município tem planeadas diversas iniciativas, cujo foco incide sob as atividades mais representativas do seu tecido económico, realizando a Mostra de Ovinos e Caprinos, o Concurso da Castanha, do qual deriva a sustentabilidade de inúmeros agregados familiares, o Concurso Penedono Valoriza a Floresta que pretende acima de tudo despertar consciências para o preservar da floresta enquanto fator natural e económico.

Durante o evento serão realizadas provas de produtos regionais, como: doçaria, enchidos, licores, cogumelos shiitake, entre outros, mediante as quais se pretende dar a conhecer a riqueza dos produtos e gastronomia.

Haverá ainda momentos de lazer e descontração, que se traduzem na atuação de diversos grupos musicais. No dia 8 de novembro sobe ao palco o conceituado artista, David Carreira, no dia 9 novembro a animação musical estará a cargo dos artistas, Márcio Pereira, Jorge Guerreiro e a Banda Santa Maria, por fim no dia 10 de novembro será a vez da atuação da Escola de Música Espaço de Artes o Magriço, da Banda BARC’ÀVELA e da artista Quina Barreiros de abrilhantar o espaço.

Ao longo dos três dias do evento, a câmara municipal mantêm no local o assador de castanhas, permitindo, deste modo, que os visitantes degustem, “in loco”, a bela da castanha assada, podendo acompanhar a mesma com vinho tinto regional, que estará ao dispor de todos, num pipo tradicional.

Durante todo o certame, os restaurantes e tasquinhas do mercado “reproduzirão as iguarias da nossa gastronomia”.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS