Domingo, 26 de Janeiro de 2025
No menu items!
Manuel R. Cordeiro
Manuel R. Cordeiro
Professor Catedrático aposentado da UTAD

Percurso Profissional (2)

No início de outubro de 1981 fui, pela primeira vez, ao ex-DRM de Vila Real, onde funcionava a secretaria do então IUTAD - Instituto Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Fui informado que, sendo licenciado em Engenharia Eletrotécnica, reunia as condições suficientes para poder ser contratado para docente. Havia duas hipóteses: iniciar a carreira de docente universitário entrando como Assistente Estagiário ou entrar como Assistente. Não hesitei e decidi-me pela entrada para o início da carreira.

Os anos em que fui estagiário foram bastante difíceis por duas ordens de razões: a primeira porque vivia no Porto com a minha família e teria que me deslocar todas as semanas a Vila Real.

Todos os fins de semana ia para o Porto e regressava segunda-feira pela manhã. Quase todas as deslocações eram feitas em autocarro. Isto foi durante sete anos. Neste período de tempo assisti à construção do IP4 – Itinerário Principal 4. Quando este ficou completo, as deslocações tornaram-se mais rápidas e menos desconfortáveis.

Deixar de fazer o percurso pela estrada velha, que atravessava o Marão e passava junto à pousada, foi um melhoria muito grande, já que o percurso entre o Porto e Vila Real passou a fazer-se bastante mais rápido e com mais segurança.

No meu primeiro ano de docente foram-me distribuídas cadeiras de Matemática dos Cursos de Produção Agrícola, Animal e Florestal e algumas da área de Electrotecnia do 1º e 2º anos pois nessa altura eram apenas ministrados os 2 primeiros anos de Engenharia Eletrotécnica, Civil, Mecânica e Minas, sendo que no final do segundo ano os alunos iam para a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde terminavam o curso.
Algumas das aulas decorriam no salão do Quartel dos Bombeiros Voluntários da Cruz Verde, em Vila Real. Durante vários anos o meu gabinete foi no ex-DRM. A maioria das aulas também eram ministradas nas salas ali existentes.

Tive o privilégio de ter assistido à criação daquela que é hoje a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no ano de 1986, pelo Decreto-Lei nº 60/86, de 22 de Março.
Para os docentes, este momento aconteceu com a maior naturalidade e foi consequência da qualidade de ensino que era oferecido e da qualidade crescente dos alunos que nele ingressavam todos os anos.

A partir desse momento foram criadas as licenciaturas de Engenharia Eletrotécnica e Computadores às quais eu sempre estive ligado.

Em 1990 iniciei os meus trabalhos de doutoramento na área da Energia e da Segurança em Instalações Elétricas, tendo terminado em maio de 1995. Para me orientar, escolhi, com naturalidade, o professor António Machado Moura, da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que foi meu docente no 5º ano, em 1974-1975. Estava ele a iniciar uma brilhante carreira de docente universitário.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Percurso Profissional (8)

Percurso Profissional (7)

Percurso Profissional (6)

Percurso Profissional (5)

Percurso Profissional (4)

Percurso Profissional (3)

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

Tenho medo, Dave!

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS