Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!
Manuel R. Cordeiro
Manuel R. Cordeiro
Professor Catedrático aposentado da UTAD

Percurso Profissional (3)

Com o início dos trabalhos de doutoramento tive que fazer um ajuste nas minhas preocupações.

Passei a dedicar mais tempo à área da investigação.

Meti mãos à obra e comecei a procurar eventos relacionados com o tema que escolhi, segurança em instalações elétricas, que me permitissem avançar com segurança e com a certeza de que algo de importante eu poderia fazer.

O primeiro a que assisti aconteceu na Universidade de Coimbra, Jornadas Ibéricas da Engenharia Eletrotécnica em 1992. Havia vários trabalhos sobre o tema, apresentados por colegas das Universidades de Valência e de Valhadolid, ambas de Espanha. A minha presença serviu para estabelecer contactos com esses e com outros investigadores nesta área e em áreas afins.

Seguiu-se uma ida a Paris, às instalações da EDF – Eletricidade de França, onde tive reuniões com os engenheiros do reputado departamento de Terras.

Entretanto, o meu trabalho ia avançando e comecei a participar em congressos internacionais apresentando-o. Isto permitiu-me trocar ideias sobre o tema com colegas de outras universidades. Dos que considero mais importantes para mim, destaco em Florença, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Depois de terminar o trabalho a que dei o nome de “Métodos computacionais para o tratamento eficiente dos parâmetros fundamentais no projeto, execução e exploração das Redes de Terra em Instalações Elétricas”, submeti-me a Provas Públicas em maio de 1994, tendo sido aprovado e, em consequência, passei a ter o grau de Doutor. O esforço e a dedicação que me foram exigidos durante cerca de quatro anos, valeram a pena. Iniciava aí uma nova fase da minha vida de docente universitário, ainda mais exigente do que a fase que então terminava.

No meu percurso profissional tive o apoio de muitos colegas que muito me ajudaram a atingir os meus objetivos. De entre todos destaco três distintos professores catedráticos: o Carlos Couto, da Universidade do Minho que foi diretor do Departamento de Engenharias da UTAD, estava eu a iniciar os trabalhos de Doutoramento. A confiança que em mim depositou e os conselhos que me deu, ajudaram-me muito, o António Machado Moura, a quem me referi no texto anterior, que foi meu orientador e que me acompanhou em toda a minha carreira universitária e o Torres Pereira, nosso Reitor a quem devo muito do que hoje sou. Confiou em mim e atribuiu-me tarefas de muita responsabilidade. Um dia estava eu em Lisboa numa reunião e recebi um telefonema dele a dizer-me: Cordeiro quero que sejas o Gestor do ITIDAI – Instituto de Trás-os-Montes para a Investigação e Desenvolvimento Agroindustrial. A minha resposta foi imediata: Senhor Reitor, aceito o seu convite, que muito me honra e tudo farei para cumprir as obrigações inerentes a esse cargo. A partir desse momento “virei-me” mais para as energias renováveis que começavam a estar presentes no dia a dia dos portugueses. Tudo começou com o Seminário Energias Renováveis – sua importância económica e Ambiental, que decorreu na Aula Magna da UTAD nos dias 15 e 16 de julho de 1994. A organização foi da responsabilidade do professor Fernando Real, ex-Reitor da UTAD, então Gestor do ITIDAI, que tive a honra de substituir.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Percurso Profissional (8)

Percurso Profissional (7)

Percurso Profissional (6)

Percurso Profissional (5)

Percurso Profissional (4)

Percurso Profissional (2)

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS