Sábado, 25 de Janeiro de 2025
No menu items!
Manuel R. Cordeiro
Manuel R. Cordeiro
Professor Catedrático aposentado da UTAD

Percurso Profissional (5)

Muitas vezes disse aos meus alunos que o papel de um professor não é só transmitir conhecimentos.

Pode e deve estar preparado para falar sobre temas variados, incluindo o que se passa no dia-a-dia, com especial relevo os que dizem respeito ao aspeto social. Este pensamento fez com que, em determinado momento aceitasse um convite do Rotary Club de Vila Real para me tornar seu membro o que permitiu a minha entrada para o movimento rotário. A partir daí pus em prática tudo o que aprendi com a minha mãe: servir aos outros sem pedir nada em troca. Não tenho dúvidas que a minha propensão para ajudar quem precisa, herdei-o dela.

Até hoje tenho tentado servir o Rotary em plenitude. A primeira tarefa que o clube me pediu para levar a cabo foi ser seu representante num projeto apoiado pela Fundação de Rotary International, que consistia em construir um campo de Basket na Matola, Moçambique nas instalações dos Salesianos. O responsável perante o Rotary International era o Rotary Club de Jarnac, França, nosso clube gémeo e envolvia além do nosso, mais 11 clubes portugueses.

Na minha vida rotário apliquei sempre o lema: o Manuel Cordeiro, Professor Universitário leva sempre com ele o Manuel Cordeiro, Rotário. Sempre fui partidário de que quando a minha profissão me permitia deslocar-me a outros países, sempre aproveitava para arranjar parceiros para projetos nossos e/ou para nos associarmos a outros clubes quando nos era solicitada a nossa participação. O projeto de que vos estou a falar, estava em vias de ser reprovado por o Rotary International por dificuldades que surgiram na parte final da sua implementação. Como nessa altura, fui várias vezes a Moçambique na qualidade de Professor da UTAD, foi-me pedida a minha intervenção no sentido de criar condições para que tudo corresse com normalidade, o que consegui. Como reconhecimento à minha ação, o Rotary Club de Jarnac fez-me seu Sócio Honorário, o que para mim foi e continua a ser, uma grande honra.

Em 2004-2005, ano do centenário do movimento rotário, os companheiros do meu clube, elegeram-me presidente, com responsabilidade acrescida, já que o Movimento Rotário comemorava 100 anos.

Uma das atividades que o Conselho Diretor implementou, foi pedir a vários companheiros que numa das quatro reuniões do mês, falassem sobre a sua profissão, destacando o cumprimento da Prova Quádrupla que diz: o que pensamos, fazemos e dizemos é a verdade, é justo e benéfico para todos e cria boa vontade e melhores amizades entre todos?

Todos os depoimentos fazem parte do livro que escrevi durante esse ano a que dei o título de Centenário do Movimento Rotário. Nele estão também os momentos mais importantes de Rotary, as personalidades nacionais e mundiais que pertencem ao movimento e os seus cem Presidentes. Todos os textos do livro foram publicados, semanalmente neste jornal, A Voz de Trás-os-Montes.

O Rotary Club de Vila Real, desde a sua criação em 1967, tem desenvolvido uma atividade digna de realce a nível nacional, internacional e local. Estou certo de que continuará a ser notado pelas ações que atualmente desenvolve.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Percurso Profissional (8)

Percurso Profissional (7)

Percurso Profissional (6)

Percurso Profissional (4)

Percurso Profissional (3)

Percurso Profissional (2)

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS