Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!
Manuel R. Cordeiro
Manuel R. Cordeiro
Professor Catedrático aposentado da UTAD

Percurso Profissional (6)

Na sequência do trabalho que desenvolvi desde que entrei em Rotary, fui selecionado para Governador do D 1970, para o ano rotário de 2009-2010.

Sabia que era um desafio que exigiria redobrado esforço e dedicação, a mim e à minha esposa, mas abracei-o com o empenho e a determinação que ponho em tudo o que faço.

Fiz a minha primeira apresentação e da minha esposa na Conferência Distrital, em Santo Tirso, no dia 24 de junho de 2007. Agradeci a confiança que em nós depositaram os rotários do nosso distrito. Prometi cumprir todas as obrigações inerentes ao cargo para que fui escolhido. Também assumi que colocarei sempre ao serviço do Rotary, as facilidades que a minha profissão me dá.

No dia 12 de dezembro enviei a primeira mensagem a todos os rotários do distrito.
Para exercer esse cargo foi preciso fazer uma preparação que se iniciou com a nossa participação no Instituto Rotário da Zona a que o distrito pertence, que teve lugar em Atenas, Grécia. Foi ali que tivemos o primeiro contacto com o Presidente de Rotary International, John Kenny, natural da Escócia e Professor Universitário de profissão, tal como eu. Foi uma feliz coincidência. O lema por ele escolhido foi “O Futuro do Rotary está nas suas Mãos”.

Seguiu-se a participação na Assembleia de San Diego, Estados Unidos, onde nos encontrámos com 533 Governadores de todos os Distritos Rotário que então havia em todo o mundo. A caminho de San Diego fizemos uma paragem de uma semana na Florida, onde o Distrito 6980 tinha um programa de acolhimento de governadores de fora dos Estados Unidos, que consistia em receber o Governador e o seu cônjuge em casa de um dos seus membros. Nós fomos acolhidos pelo Rotary Club de Lady Lake Area. Ficámos na casa de uma rotária de nacionalidade portuguesa, a viver nos Estados Unidos e natural de Alijó, de nome Célia Tomaselli. O presidente do Clube, companheiro Herman Weiss e sua esposa, proporcionaram-nos uma estadia memorável, tanto do ponto de vista rotário como cultural.

Levaram-nos a visitar a Disney World, em Orlando, e o Kennedy Space Center, de onde o homem parte para o espaço. Foram o Tony e a Tem, um simpático casal, que nos guiou nestas duas visitas.

Depois, seguimos para San Diego. O Governador do Distrito que nos recebeu foi o companheiro Carlos Giraldo e sua esposa Denise. Éramos nós e mais 17 casais, de Inglaterra, Holanda Austrália, Dinamarca, Lituânia, Nova Zelândia, Alemanha e República Checa. Receberam-nos em sua casa como se fossemos seus familiares. Numa mensagem que me mandou depois de regressarmos a Portugal: bem-vindos a casa. Desejo-te um ótimo ano na tua vida, servindo como governador do Rotary no teu distrito.

Após o jantar, fomos transportados por outro casal de rotários, para sua casa, a fim de passarmos a noite. Ainda hoje recordamos com muita saudade esses dias que ali passámos.

Assistimos à reunião semanal do clube e a uma reunião extraordinária que teve lugar em casa da companheira Célia, onde a minha esposa apresentou a todos as suas ideias para o nosso Projeto dos Cônjuges.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Percurso Profissional (7)

Percurso Profissional (5)

Percurso Profissional (4)

Percurso Profissional (3)

Percurso Profissional (2)

Percurso Profissional (1)

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

Percurso Profissional (7)

Um murro no estômago

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS