Todos os anos ele escolhia um dos alunos do curso do grupo de Lisboa e outro do grupo do Porto. Em 2008 fui eu o escolhido do grupo do Porto.
Considerei essa escolha um dos momentos mais altos da minha vida. Posso dizer que ele esteve em dois desses momentos: Curso de Auditor de Defesa Nacional e entrada para a Irmandade. Esta nasceu logo após a expulsão das Ordens Religiosas na primeira metade do século XIX, designando-se então como “Irmandade de Nossa Senhora da Conceição”.
Depois de vários anos sem atividade, um grupo de militares da Guarnição Militar de Lamego, tomou a iniciativa de a reanimar. Com o apoio do Senhor Bispo da Diocese de Lamego levaram a cabo uma reestruturação que reforçou a sua missão religiosa e lhe atribuiu objetivos concretos em comunhão com o Magistério da Igreja Católica. A partir daí, passou a ser conhecida como IMNSC – Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição. É uma Associação de Fiéis, com personalidade jurídica pública e tem como sede a Igreja de Santa Cruz, na cidade de Lamego, em Portugal, igreja anexa ao CTOE (Centro de Tropas de Operações Especiais).
É formada por católicos, militares e civis, que norteiam o seu procedimento no respeito pela tradição castrense, pela prática das nobres virtudes militares e que assumem a sua realização como homens e mulheres de fé e de ação no seio da Santa Igreja, no pleno exercício da caridade e na fidelidade constante ao seu Magistério.
De entre os objetivos que persegue, está o apoio à formação de sacerdotes, com a instituição de uma bolsa de estudo no Seminário de Lamego. Dos muitos apoios que tem prestado, destaco o apoio à Missão dos Padres Jesuítas em Díli, Timor-Leste. Tive o privilégio de colaborar com eles através dos Leigos para o Desenvolvimento, instituição de jovens jesuítas. Aquando da visita a Timor do Presidente da Irmandade, Coronel António Feijó, foi entregue aos jesuítas, um jeep, na pessoa do Padre João Felgueiras e que permitiu que o Enfermeiro Ornelas, também jesuíta, natural da Madeira, se deslocasse na sua missão de prestar serviços de enfermagem a centenas de timorenses. Ele dizia com muito orgulho que tinha mais de vinte centros de saúde, a seu cargo. A Irmandade também enviou medicamentos para ajudar nessa tarefa de prestação de serviços de saúde.
O Padre Felgueiras, tal como o Padre Martins, também jesuíta e entretanto falecido, são Irmãos da nossa Irmandade. O primeiro, vai fazer no dia 9 de Junho 104 anos e foi o prefaciador do meu livro “Um Olhar (atento) sobre Timor”.
Na atividade anual da Irmandade destaca-se o dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. Nesse dia há Missa solene que tem lugar, normalmente, na Sé da Diocese de Lamego e é presidida por Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo de Lamego. Outro é em Setembro em que tem lugar a cerimónia de admissão de novos membros, feita na Capela do Regimento, contígua ao Quartel de Santa Cruz.