Quinta-feira, 20 de Março de 2025
No menu items!
Manuel R. Cordeiro
Manuel R. Cordeiro
Professor Catedrático aposentado da UTAD

Percurso Profissional (9)

Terminado o Curso de Auditor Nacional, o Coronel António Feijó convidou-me para entrar para a IMNSC – Irmandade Militar Nossa Senhora da Conceição.

Todos os anos ele escolhia um dos alunos do curso do grupo de Lisboa e outro do grupo do Porto. Em 2008 fui eu o escolhido do grupo do Porto.

Considerei essa escolha um dos momentos mais altos da minha vida. Posso dizer que ele esteve em dois desses momentos: Curso de Auditor de Defesa Nacional e entrada para a Irmandade. Esta nasceu logo após a expulsão das Ordens Religiosas na primeira metade do século XIX, designando-se então como “Irmandade de Nossa Senhora da Conceição”.

Depois de vários anos sem atividade, um grupo de militares da Guarnição Militar de Lamego, tomou a iniciativa de a reanimar. Com o apoio do Senhor Bispo da Diocese de Lamego levaram a cabo uma reestruturação que reforçou a sua missão religiosa e lhe atribuiu objetivos concretos em comunhão com o Magistério da Igreja Católica. A partir daí, passou a ser conhecida como IMNSC – Irmandade Militar de Nossa Senhora da Conceição. É uma Associação de Fiéis, com personalidade jurídica pública e tem como sede a Igreja de Santa Cruz, na cidade de Lamego, em Portugal, igreja anexa ao CTOE (Centro de Tropas de Operações Especiais).

É formada por católicos, militares e civis, que norteiam o seu procedimento no respeito pela tradição castrense, pela prática das nobres virtudes militares e que assumem a sua realização como homens e mulheres de fé e de ação no seio da Santa Igreja, no pleno exercício da caridade e na fidelidade constante ao seu Magistério.

De entre os objetivos que persegue, está o apoio à formação de sacerdotes, com a instituição de uma bolsa de estudo no Seminário de Lamego. Dos muitos apoios que tem prestado, destaco o apoio à Missão dos Padres Jesuítas em Díli, Timor-Leste. Tive o privilégio de colaborar com eles através dos Leigos para o Desenvolvimento, instituição de jovens jesuítas. Aquando da visita a Timor do Presidente da Irmandade, Coronel António Feijó, foi entregue aos jesuítas, um jeep, na pessoa do Padre João Felgueiras e que permitiu que o Enfermeiro Ornelas, também jesuíta, natural da Madeira, se deslocasse na sua missão de prestar serviços de enfermagem a centenas de timorenses. Ele dizia com muito orgulho que tinha mais de vinte centros de saúde, a seu cargo. A Irmandade também enviou medicamentos para ajudar nessa tarefa de prestação de serviços de saúde.

O Padre Felgueiras, tal como o Padre Martins, também jesuíta e entretanto falecido, são Irmãos da nossa Irmandade. O primeiro, vai fazer no dia 9 de Junho 104 anos e foi o prefaciador do meu livro “Um Olhar (atento) sobre Timor”.

Na atividade anual da Irmandade destaca-se o dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição. Nesse dia há Missa solene que tem lugar, normalmente, na Sé da Diocese de Lamego e é presidida por Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo de Lamego. Outro é em Setembro em que tem lugar a cerimónia de admissão de novos membros, feita na Capela do Regimento, contígua ao Quartel de Santa Cruz.

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

Percurso profissional (10)

Percurso Profissional (8)

Percurso Profissional (7)

Percurso Profissional (6)

Percurso Profissional (5)

Percurso Profissional (4)

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS