Em Alijó, Murça e Valpaços o risco de incêndio é o segundo mais elevado determinado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Já Chaves, Vila Real, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua estão hoje em perigo elevado de incêndio.
O IPMA coloca também 10 dos 12 concelhos do distrito de Bragança em risco muito elevado de incêndio, à exceção de Carrazeda de Ansiães e Torre de Moncorvo.
Mais de 50 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve apresentam esta segunda-feira perigo muito elevado, segundo o IPMA, que coloca cinco concelhos do Algarve em risco máximo.
Há ainda mais de 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Portalegre, Coimbra, Leiria, Santarém, Setúbal, Évora, Beja e Faro em perigo elevado.
O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para hoje, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões do Norte e Centro e uma pequena descida da temperatura máxima.
A temperatura máxima prevista para Vila Real é de 20 graus e para Bragança de 23.