Chama-se “HÚÚÚMUS” e tem estreia marcada para o próximo dia 21 no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro.
Inspirada na obra “Há um Cabelo na Minha Terra”, de Gary Larson, o espetáculo, que estará ainda em cena nos dias 22 e 23, volta a vincar o compromisso da Peripécia Teatro às questões relacionadas com a proteção ambiental, numa criação pensada para toda a família.
“HÚÚÚMUS!!!” é, segundo explicou a Peripécia, em comunicado, “uma história sobre minhocas, que começa uns centímetros abaixo do chão”.
“Partindo de uma fábula gráfica, o espetáculo pretende realçar a importância das minhocas nos ecossistemas, procurando ainda potenciar a reflexão sobre o pouco valor que, por vezes, é dado aos que desempenham funções vitais na sociedade, como é o caso destes pequenos seres invertebrados”.
Para a construção do espetáculo, a Peripécia Teatro revela que “encontrou uma linguagem teatral que mescla o teatro de absurdo e a manipulação de objetos, apelando à constante imaginação e libertação da criatividade dos espectadores”.
Com criação, dramaturgia e direção de José C. Garcia, o espetáculo pode ser visto no Centro Cultural e Recreativo de Benagouro, nos dias 21, às 21h30, 22 e 23 (às 17h00) de outubro.
Depois da estreia, a peça parte em digressão, chegando, no dia 26 de outubro, ao Teatro Municipal de Bragança para duas récitas (às 17h00 e 21h00).
Em novembro, no dia 12, o espetáculo poderá ser visto no auditório A Moagem, no Fundão (horário ainda a definir) e, no dia 26, é apresentado em Oliveira de Azeméis, no Festola, URATE.
Já em dezembro, HÚÚÚMUS!!! sobe ao palco do Teatro de Vila Real – nos dias 2 (às 10h00 e 14h30) e dia 3 (16h00) –, podendo ainda ser visto em Tondela, no ACERT (Associação Cultural e Recreativa de Tondela), no dia 10, às 11h00.
A Peripécia está sediada na antiga escola primária da aldeia de Coêdo e, desde julho, possui um novo espaço de criação artística no centro recreativo e cultural de Benagouro.