Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Pólo Ecomuseológico foi inaugurado

O Ecomuseu de Barroso é um projecto da Câmara Municipal de Montalegre que visa a preservação, valorização e divulgação do Património Natural e Cultural. É um espaço aberto à comunidade, que pretende promover o encontro entre gerações, pegando no passado, enquadrando-o no presente e perspectivando–o no futuro. Sendo o Ecomuseu um espaço de memórias vocacionado […]

O Ecomuseu de Barroso é um projecto da Câmara Municipal de Montalegre que visa a preservação, valorização e divulgação do Património Natural e Cultural. É um espaço aberto à comunidade, que pretende promover o encontro entre gerações, pegando no passado, enquadrando-o no presente e perspectivando–o no futuro. Sendo o Ecomuseu um espaço de memórias vocacionado para o desenvolvimento, as pessoas surgem como elemento vital, dado que, depende delas a preservação da herança cultural, assim como a transmissão de memórias e saberes.

É um projecto que pretende transformar o concelho de Montalegre num lugar organizado, tornando-o num Museu Vivo, pronto a acolher todos os amantes da Natureza e da Cultura. Neste sentido, o Ecomuseu de Barroso pretende abrir Pólos Ecomuseológicos nas aldeias de Pitões das Júnias, Tourém e Salto e um Centro Interpretativo, na vila de Montalegre, junto ao Castelo.

Pitões das Júnias, aldeia inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês, é das aldeias mais visitadas deste concelho, possuindo um património inigualável que se pretende conservar e dar a conhecer. Assim sendo, foi criado um Pólo Ecomuseológico, na antiga Corte do Boi que foi recuperada, mantendo a sua função social, representando a identidade cultural do povo, servindo de janela de informação para o concelho e agora também com carácter de divulgação dos produtos locais.

Saliência, também, para uma rede de percursos pedestres temáticos, acompanhados por um monitor autorizado, os quais foram criados na área envolvente à aldeia, passando pelos pontos mais significativos: forno comunitário, moinho, mosteiro de Santa Maria das Júnias, cascata, entre outros, de forma a elucidar o visitante sobre o modo de vida comunitário da população e o seu património.

O Pólo Ecomuseológico de Pitões das Júnias e o melhoramento do acesso ao Miradouro da Cascata foram inaugurados, na Quarta-feira, pelas 16 horas.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.