Em comunicado, a autarquia mirandelense diz estar a “realizar os procedimentos para corrigir a situação”, estando a aguardar “resultados de contra-análise”, motivo pelo qual é desaconselhado o consumo de água da rede pública.
“Foi detetado, na amostragem realizada no dia 11 de dezembro, num ponto da rede de abastecimento de Mascarenhas, um valor para o parâmetro E. Coli de 1 UFC/100 ml, sendo o valor paramétrico 0 UFC/100 ml, segundo o Decreto-Lei nº 69/2023, de 21 de agosto”, refere a autarquia.
A situação foi, entretanto, comunicada à autoridade de saúde de Mirandela e à Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, com a câmara municipal a pedir à população de Mascarenhas, Valbom dos Figos, Vale de Pereiro e Guribanes “a utilização de fonte alternativa de água potável para beber e cozinhar, até ao restabelecimento da qualidade da água”. Ainda assim, é possível utilizar a água para tomar banho ou lavar a roupa.
De referir que, em setembro, também em Mascarenhas, foram detetados níveis elevados de arsénio, tendo sido, igualmente, desaconselhado o consumo de água da rede pública.





