Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024
No menu items!

Praias do Azibo com Bandeira Azul e Ouro da Quercus

Praias da Fraga da Pegada e da Ribeira têm recebido entre 350 mil a 400 mil visitantes nos mês de junho, julho e agosto

-PUB-

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza voltaram a destacar a qualidade das praias da Fraga da Pegada e da Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, com a atribuição da Bandeira Azul, pela ABAE, e do galardão “Praia com Qualidade de Ouro”, pela Quercus.

Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, refere que “é o reconhecimento da excelência do nosso território e, mais particularmente, das praias da Albufeira do Azibo”.

Pelo 20.º ano consecutivo, a Praia da Fraga da Pegada volta a hastear a Bandeira Azul, reflexo da qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo meio ambiente, cumprindo uma série de rigorosos critérios ecológicos, educacionais, de segurança e acessibilidade.

No caso da Praia da Ribeira, salienta Benjamim Rodrigues, “é o 14.º ano consecutivo que a distinção da Bandeira Azul é hasteada nesta localização da Albufeira do Azibo”.

Também esta semana foi revelado que a Quercus voltou a atribuir o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” às duas praias do Azibo.

O estatuto distingue a qualidade da água balnear dos areais portugueses com base na informação pública oficial disponível, tendo em consideração, de forma exclusiva, as análises oficiais efetuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas. Uma distinção que, tal como sucede no caso da Bandeira Azul, tem vindo a ser atribuída de forma consecutiva às duas praias, sendo o 15.º ano consecutivo que é entregue à Praia da Fraga da Pegada e o 13.º ano seguido à Praia da Ribeira.

De destacar, ainda, a atribuição da Bandeira Azul à “Sun Azibo Cruzeiros” e “Azibo Solar Boat”, ambas parceiras da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros e que operam na Albufeira do Azibo. “Trata-se de embarcações solares, amigas do ambiente, e que voltaram a ser distinguidas pela ABAE, reforçando o caráter diferenciador de toda a Albufeira do Azibo e sua envolvente, constituindo-se como polos de atração de turistas para o nosso território”, refere o autarca.

Benjamim Rodrigues recorda que, nos últimos anos, as praias da Albufeira do Azibo “têm recebido entre 350 mil a 400 mil visitantes nos mês de junho, julho e agosto”. Números que, acredita, serão alcançados novamente.

“Temos um conjunto de polos de atração e pequenos alojamentos locais que nos criam outras condições para atrair e alojar mais turistas”, sustenta o autarca.

Além da Albufeira do Azibo e das suas praias, o concelho tem um vasto território do Geopark Terras de Cavaleiros, um Geoparque Mundial da UNESCO. “Podemos fazer caminhadas, passear de bicicleta ou visitar a aldeia de Podence – com os seus Caretos, os grafittis nas ruas e o Museu do Careto -, que ainda recentemente foi integrada na lista das Aldeias de Portugal”, conclui o presidente.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.