As eleições de 24 de janeiro (“Presidenciais 2016”) não tiveram, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, cambiantes assinaláveis em relação ao que aconteceu no todo nacional. Como no resto do país, registou-se uma significativa concentração de votos na candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, sem qualquer foco de surpresa. Depois, pela ordem percentual, foram votadas as propostas de Sampaio da Nóvoa, Marisa Matias, Maria de Belém, Vitorino Silva, Edgar Silva, Paulo Morais, Henrique Neto, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira.
Era previsível a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa, pelos valores que viriam a verificar-se no domingo, segundo as sondagens previamente levadas a cabo. Marcelo Rebelo de Sousa deu coloração única ao mapa eleitoral dos municípios portugueses, já que venceu em todos eles, mesmo em zonas que habitualmente não são tão favoráveis aos desígnios das candidaturas de direita, como o Alentejo e a Cintura Industrial lisboeta.
Nestas eleições, registou-se um novo processo de campanha. O que veio a ser o novo presidente da República não se valeu de “outdoors”, não fez realizar grandes comícios, foi comedido nas despesas de investimento na candidatura (teve o sexto orçamento de campanha, menos que Edgar
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.