Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
No menu items!

Projeto Radar Social em destaque no concelho de São João da Pesqueira

O projeto radar social, implementado no concelho de S. João da Pesqueira desde o dia 1 maio, é uma medida do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que visa sinalizar e apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, pobreza e exclusão social.

-PUB-

Com um horizonte temporal de 27 meses, o Radar Social passa por duas fases distintas de intervenção: A primeira fase, já concluída, destina-se a atualizar o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social e a elaboração do seu plano de ação. Na segunda fase, o foco estará na sinalização social dos territórios e na execução do seu plano de ação.

A identificação de casos de pobreza e exclusão social, o acompanhamento da situação de vulnerabilidade das famílias e a articulação com os serviços e as entidades locais, “vão garantir a prestação de apoio e serviços adequados às necessidades do território”, explica a autarquia em comunicado.

Além disso, “irão promover também, a formação e a capacitação das pessoas em situação de vulnerabilidade, por forma a permitir que adquiram competências e autonomia para superar as barreiras que as impedem de participar ativamente em determinados contextos da sua vida”.

Este projeto visa assim “colmatar a falta de respostas sociais a pessoas ou situações que passam muitas vezes despercebidas ou não são abrangidas pelas respostas sociais tradicionais, uma vez que a atividade dos técnicos do projeto é de proximidade total e feita no terreno em todas as localidades do concelho”.

“O projeto radar social demonstra, sem dúvida, o compromisso da autarquia com o bem-estar dos seus munícipes e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui a autarquia.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS