Seguindo o espírito de outros projetos, o objetivo “foi sensibilizar a comunidade escolar (e por extensão as restantes esferas da sociedade) para a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assim como incentivar comportamentos ambientalmente sustentáveis que permitam mitigar os efeitos decorrentes das alterações climáticas”.
A necessidade de desenvolver nos alunos hábitos de cidadania ativa e de consciencialização face aos problemas ambientais, norteada pelo princípio do didatismo, direcionou o projeto para o desenvolvimento de atividades que despertem, de uma forma divertida, o interesse das crianças para a temática das alterações climáticas, as suas respetivas causas e consequências. “Foi com muito empenho que este grupo de alunos desenvolveu o projeto ‘Agora é a tua vez!’, que pretendeu dar a conhecer às crianças dos 4º e 5º anos, do 1º e 2º ciclos, os objetivos globais e os princípios do desenvolvimento sustentável, focando-se na interligação entre ambiente e sociedade, e teve como fim último fomentar uma mudança de atitudes e comportamentos das crianças, orientando-as para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida no presente e no futuro”.
A síntese das melhores ideias propostas e as limitações impostas pela situação pandémica ditaram que o projeto se concretizasse sob a forma de jogo didático totalmente digital e online, que “é constituído por perguntas de escolha múltipla, intercaladas com áudios sobre curiosidades acerca das alterações climáticas, emoldurados num design apelativo, cujo objetivo é responder corretamente ao maior número possível de questões relacionadas com o ambiente, demonstrando atitudes responsáveis e de conservação do planeta”.
Este formato lúdico adaptado e orientado pelo interesse e pela participação ativa das crianças visa “incentivar a adoção de comportamentos ambientalmente sustentáveis e que estas se tornem embaixadoras dessa mudança junto da restante comunidade escolar, da família e dos seus outros círculos mais alargados”.
O projeto foi submetido em maio de 2021 e recentemente foi selecionado como um dos melhores projetos a nível nacional, tendo sido incluído no livro da Unicef 2020/2021.
Foi desta forma intuitiva e criativa, que este grupo de alunos do Agrupamento de Escolas D. Sancho II – Alijó, apoiados sempre pelo diretor, tentou dar o seu contributo para a educação geográfica, para a cidadania e para salvar o nosso planeta.
Acesso ao livro da Unicef através do link: https://www.unicef.pt/media/3338/livro_amlm_2020_2021.pdf