Quarta-feira, 22 de Abril de 2026
RegiãoProjeto vínico junta dois enólogos e um vinicultor do Douro

Projeto vínico junta dois enólogos e um vinicultor do Douro

Tudo começou em 2007, quando Dirk Niepoort e Álvaro Martinho apostaram na produção de um vinho de características únicas. Testar que no Baixo Corgo também se podem fazer vinhos singulares através da prática de viticultura com princípios qualitativos, foi o mote lançado.

-PUB-

O “berço” desta experiência começou na Cumieira numas vinhas velhas onde se pode encontrar uma mistura de castas como Rufete, Tinta da Barca, Touriga Francesa, Tinto Cão, Tinta Roriz, Malvasia Preta, Tinta Barroca, Cornifesto, Sousão, Tinta Amarela.

Numa altura em que se bate mais na tecla da qualidade na região duriense, este exemplo no concelho de Santa Marta de Penaguião pode ser uma referência na aposta de projetos parceiros. Uma nota peculiar para a recuperação de duas castas abandonadas, a Malvasia Preta e Cornifesto.

O solo derivado de xisto e a sua pobreza orgânica favorecem um equilíbrio natural nas videiras. A vinha tem exposição no quadrante SW e uma altitude que oscila entre os 200 e os 300 metros. As uvas são desengaçadas sem esmagamento e a fermentação decorre em cubas de inox com muito pouca extração. O vinho passa normalmente por 18 meses em barricas usadas de 500 litros.

Álvaro Martinho é o dono da marca comercial do vinho, trata das vinhas e cede as uvas, a Dirk Niepoort, através do enólogo Luís Seabra, faz o vinho e comercializa uma parte da produção.

 


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS