Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
No menu items!

Proposta do Orçamento de Estado “aquém das necessidades”

A proposta de Orçamento do Estado para 2025 foi aprovada na generalidade, com a abstenção do PS. O diploma está agora em período de discussão na especialidade, com a votação final agendada para hoje. Os especialistas acreditam na sua aprovação, mas falam de um orçamento “pouco virado para as empresas”

-PUB-

Redução da taxa do IRC, aumentos salariais, incentivos à recapitalização das empresas, IRS alargado, atualização das pensões, fim das portagens e redução do IVA na eletricidade são algumas das medidas previstas para o Orçamento do Estado (OE) de 2025. O documento já foi aprovado na generalidade, com abstenção do Partido Socialista (PS), estando agora no período de discussão da especialidade.

Com este orçamento, o Governo liderado por Luís Montenegro pretende baixar os impostos para as famílias, para os jovens e para as empresas e também reforçar os rendimentos dos pensionistas.

Apesar de a aprovação do documento estar bem encaminhada, a verdade é que, para os especialistas, a proposta fica “aquém das necessidades”, sobretudo para as empresas. Para Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), é um OE “muito contido e prudente, que não apresenta novidades de maior”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS