NacionalQuase 53 milhões disponibilizados para combater incêndios rurais

Quase 53 milhões disponibilizados para combater incêndios rurais

O ministro da Administração Interna anunciou hoje o investimento de 52,7 milhões de euros no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR) e prometeu mais celeridade nos pagamentos da Proteção Civil aos bombeiros.

José Luís Carneiro falava em Gondomar, no âmbito do XXII Congresso Extraordinário da Liga dos Bombeiros Portugueses, decorre até domingo.

Segundo o governante, “para 2023, iremos passar dos 29,7 milhões de euros para 31,7 milhões no financiamento permanente, ou seja, será um aumento de 6,7 por cento. Dizem-me, da Proteção Civil, ser o maior aumento percentual dos últimos 20 anos. E o DECIR terá o maior valor de sempre, com uma provisão orçamental de 52,7 milhões de euros”.

De acordo com informação oficial da tutela fornecida aos jornalistas, em 2022 o orçamento do DECIR foi de 32,4 milhões de euros.

“Na provisão orçamental do DECIR para 2023 tivemos em consideração a média do exercício orçamental executado nos últimos três anos, garantindo autonomia à ANEPC para fazer os reembolsos às Associações Humanitárias de Bombeiros de modo mais célere”, referiu.

José Luís Carneiro considerou que, com esta decisão, o objetivo foi “remover” um fator de desgaste na relação de confiança entre as associações humanitárias e a ANEPC no que respeita à celeridade dos pagamentos.

“Esta pagará mais rápido às associações humanitárias e estas aos seus fornecedores”, garantiu.

Num discurso perante bombeiros voluntários, comandantes e dirigentes de corporações e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), António Nunes, na mesa do congresso, José Luís Carneiro avançou, também, que a Escola Nacional de Bombeiros receberá, este ano, três milhões de euros “para continuar a reforçar a capacitação das mulheres e homens que se dedicam a esta nobre missão”.

Audi A6 Avant


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO