Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
No menu items!

Radiologista condenado pode voltar a consultar e examinar mulheres

O médico radiologia condenado por dois crimes de violação em Bragança, a uma pena de 2 anos e 8 meses de prisão, suspensa, ficou também proibido de exercer a atividade profissional relativamente a quaisquer utentes do sexo feminino, segundo o acórdão de primeira instância de novembro de 2023.

-PUB-

O Tribunal da Relação de Guimarães revogou, entretanto, esta medida de coação aplicada a Telmo Moreno, depois da defesa ter recorrido da decisão, apesar de ter confirmado a condenação e pena do médico.

O arguido, agora com 77 anos, foi condenado por ter realizado exames por via vaginal a duas utentes queixosas, “contra a vontade esclarecida das vítimas e sem o devido consentimento esclarecido”.

A segunda instância entendeu que “a imposição ao arguido da medida de coação de proibição de exercício de funções profissionais (para mais, não apenas de médico radiologista, mas relativamente a qualquer ato médico, ainda que respeitante a utentes do sexo feminino), é, além de ilegal, absolutamente desconforme, desconexa e completamente desnecessária”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS