O ponto alto da iniciativa, acontece quando os lagares antigos de granito se abrem e recebem os que quiserem pisar as uvas e perceber como era feito o vinho de forma tradicional. No posto de turismo da aldeia do concelho de Sabrosa são disponibilizados calções e uma t-shirt e os visitantes pode participar na lagarada.
O propósito é reviver as antigas tradições vitícolas do Douro e são muitos os que aceitam o convite. “Temos lagares abertos com uvas oferecidas por várias quintas”, explica o presidente da junta de freguesia, e as pessoas “adoram”, garante. “As pessoas saem sempre contentes”, diz.
O evento esteve parado durante alguns anos, mas o ano passado regressou e o autarca Sérgio Gonçalves espera que “que possa continuar daqui para a frente”. Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,

Aceda à sua conta em Entrar



