Segunda-feira, 4 de Julho de 2022

Reflexão sobre “Direitos das crianças” no Colégio João Paulo II

Numa ação de sensibilização global, os alunos do Colégio João Paulo II promoveram um dia marcante, sob o tema “Children’s rights/ children´s fights”.

O Dia da Criança, dedicado, por todo o país, às brincadeiras e ao espírito da infância, foi, também, um dia promotor da sensibilização de todos, desde as crianças aos adultos, para a tomada de consciência da necessidade de se cuidar mais das nossas crianças e de entender o rumo que, hoje em dia, está a tomar a educação e, mais concretamente, a defesa dos direitos das crianças.

Os alunos foram promotores de pesquisas, com vista ao desenvolvimento de debates, que trouxeram diálogo e troca de ideias acerca de temas relacionados com os direitos das crianças, dando especial foco às crianças ucranianas, que “se debatem num quadro de guerra que não pediram e não compreendem, vendo transformada a sua infância num ambiente de terror e fuga”.

“Os trabalhos foram desenvolvidos transversalmente pelas diferentes disciplinas, mostrando, mais uma vez, como tudo se interliga e se relaciona”, explica o Colégio em comunicado.

“Direitos das crianças ou lutas das crianças?” Esta foi a grande questão que moveu os alunos e “os levou a colocar por escrito o que sentiam e as soluções que, ingenuamente, encontravam para colocar um fim aos problemas”.

As oficinas de escrita culminaram em textos de opinião e poemas de uma riqueza emocional que só as crianças conseguem transmitir, sendo, depois, transpostos para vídeos e mensagens digitais que serão publicados nas redes sociais, alertando para estas questões.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.