Vila RealReflexão sobre “Direitos das crianças” no Colégio João Paulo II

Reflexão sobre “Direitos das crianças” no Colégio João Paulo II

Numa ação de sensibilização global, os alunos do Colégio João Paulo II promoveram um dia marcante, sob o tema “Children’s rights/ children´s fights”.

O Dia da Criança, dedicado, por todo o país, às brincadeiras e ao espírito da infância, foi, também, um dia promotor da sensibilização de todos, desde as crianças aos adultos, para a tomada de consciência da necessidade de se cuidar mais das nossas crianças e de entender o rumo que, hoje em dia, está a tomar a educação e, mais concretamente, a defesa dos direitos das crianças.

Os alunos foram promotores de pesquisas, com vista ao desenvolvimento de debates, que trouxeram diálogo e troca de ideias acerca de temas relacionados com os direitos das crianças, dando especial foco às crianças ucranianas, que “se debatem num quadro de guerra que não pediram e não compreendem, vendo transformada a sua infância num ambiente de terror e fuga”.

“Os trabalhos foram desenvolvidos transversalmente pelas diferentes disciplinas, mostrando, mais uma vez, como tudo se interliga e se relaciona”, explica o Colégio em comunicado.

“Direitos das crianças ou lutas das crianças?” Esta foi a grande questão que moveu os alunos e “os levou a colocar por escrito o que sentiam e as soluções que, ingenuamente, encontravam para colocar um fim aos problemas”.

As oficinas de escrita culminaram em textos de opinião e poemas de uma riqueza emocional que só as crianças conseguem transmitir, sendo, depois, transpostos para vídeos e mensagens digitais que serão publicados nas redes sociais, alertando para estas questões.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS