O Dia da Criança, dedicado, por todo o país, às brincadeiras e ao espírito da infância, foi, também, um dia promotor da sensibilização de todos, desde as crianças aos adultos, para a tomada de consciência da necessidade de se cuidar mais das nossas crianças e de entender o rumo que, hoje em dia, está a tomar a educação e, mais concretamente, a defesa dos direitos das crianças.
Os alunos foram promotores de pesquisas, com vista ao desenvolvimento de debates, que trouxeram diálogo e troca de ideias acerca de temas relacionados com os direitos das crianças, dando especial foco às crianças ucranianas, que “se debatem num quadro de guerra que não pediram e não compreendem, vendo transformada a sua infância num ambiente de terror e fuga”.
“Os trabalhos foram desenvolvidos transversalmente pelas diferentes disciplinas, mostrando, mais uma vez, como tudo se interliga e se relaciona”, explica o Colégio em comunicado.
“Direitos das crianças ou lutas das crianças?” Esta foi a grande questão que moveu os alunos e “os levou a colocar por escrito o que sentiam e as soluções que, ingenuamente, encontravam para colocar um fim aos problemas”.
As oficinas de escrita culminaram em textos de opinião e poemas de uma riqueza emocional que só as crianças conseguem transmitir, sendo, depois, transpostos para vídeos e mensagens digitais que serão publicados nas redes sociais, alertando para estas questões.