Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025
No menu items!

Restauro de Vitrais na Concatedral de Miranda

Estão a decorrer os trabalhos de conservação e restauro de seis vitrais da Concatedral de Miranda do Douro. São vitrais do tipo vidraça, datados de meados do século XX, montados em estruturas de calhas de chumbo e vidros incolores pintados.

-PUB-

O conjunto encontrava-se em muito mau estado de conservação, em colapso estrutural, com iminência de desprendimentos de vários painéis. Os trabalhos em curso visam a preservação física do referido conjunto, preconizando-se, por isso, uma intervenção de conservação e restauro que passa pelo desmonte integral de todos os vitrais para tratamento em oficina.

A intervenção foi adjudicada pela Direção Regional de Cultura do Norte à empresa Clarisse Duarte da Silva, pelo valor de total 27.772,00€, com um prazo de execução de 180 dias.

Sobre a Concatedral

Elevada a antiga vila de Miranda à categoria de cidade e de sede de diocese em 1545, o projeto da Catedral apareceu em 1549, e as obras iniciaram-se em 1552 sob a direção

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS