A prova desenrolou-se num circuito de 2100 metros e contou com a presença de cento e trinta ciclistas, vindos de todo o país. Realizaram-se três corridas divididas por escalões, 30 quilómetros para os não federados, 50 quilómetros para os Master 40 e 50 e 60 quilómetros para os Master 30, Elites e Sub-23. Na categoria principal, Master 30, Ricardo Lameira foi o mais forte vencendo de forma categórica ao sprint, depois de seguir numa fuga a três. Uma vez mais, o corredor da equipa de Tourencinho evidenciou-se perante os seus adversários, demonstrando um momento de forma fantástico. “Poder homenagear o meu amigo e colega de equipa José Ferreira é para mim motivo de grande satisfação, melhor ainda com uma vitória, suada mas bem conseguida, atendendo às dificuldades da prova. É uma honra correr ao lado de uma figura do panorama ciclística nacional e poder dedicar-lhe uma vitória neste dia”, disse Ricardo Lameira.
Em Master 50, José Afonso foi o vencedor, o pódio ficou completo com os atletas da equipa da Skoda Irmãos Leite José Ferreira e José Magalhães nas 2ª e 3ª posições, respetivamente. Patrick Videira, também da Skoda, vence em Sub-23. Na categoria Master 40, destacou- -se Válter Teixeira.
José Magalhães, diretor desportivo e colega de equipa de José Ferreira, felicitou o seu atleta Ricardo Lameira pela vitória, referindo que venceu com toda a justiça. “É um resultado que nos agrada e ‘envaidece’, pois homenageamos o nosso ciclista da melhor forma possível”, concluiu.
José Ferreira deixou também uma palavra de agradecimento ao BTT Clube de Chaves pela homenagem que lhe foi dedicada e aos seus colegas de equipa, que segundo o homenageado, muito contribuíram para que voltasse ao ciclismo bem como para as vitórias conquistadas ao serviço da equipa de Tourencinho.