Anualmente é celebrada na 40ª semana do ano, com o intuito de informar a população sobre a importância do aleitamento materno e promover os seus benefícios tanto para os recém-nascidos como para as mães. Com o slogan Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham, os objetivos da SMAM deste ano são informar a sociedade sobre a importância da licença parental remunerada e apoio no local de trabalho para facilitar a amamentação. O apoio dos empregadores é fundamental para que as mães trabalhadoras possam amamentar os seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
É fundamental envolver governos, sistemas de saúde, empresas e comunidades para desempenharem os seus papéis no empoderamento das famílias e na manutenção de ambientes favoráveis ao aleitamento materno na vida profissional. Todas as mães que trabalham precisam de licença maternidade adequada para praticar amamentação ideal.
Elas devem receber pausas apropriadas, instalações e apoio para amamentar e para extrair e armazenar o leite materno. A amamentação é uma prática em que ambos os pais precisam de informações e apoio para seus diferentes papéis. Acesso a licenças parentais adequadas pode permitir que o pai – que não amamenta – tenha tempo para compartilhar responsabilidades domésticas e fornecer outro tipo de apoio para a mãe amamentar. Um local de trabalho com apoio pressupõem que sejam respeitados os direitos de maternidade/paternidade dos pais que permitirão a continuidade da amamentação melhorando a saúde da criança. Isso resulta em menos absenteísmo e maior produtividade no trabalho, o que é benéfico para os empregadores.