Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021
©Paulo Pereira

Tomate Coração de Boi nos restaurantes do Douro

A fruta estrela do verão não vai em confinamentos e ainda bem. O melhor Tomate Coração de Boi do Douro está de regresso aos restaurantes da região a mostrar que o festim do tomate em agosto não sucumbe ao vírus. 

-PUB-

A V edição do Concurso Tomate Coração de Boi do Douro fica adiada para 2022, mas a pandemia da Covid-19 não parou os horticultores da região. Agosto todo, volta à mesa dos restaurantes referenciais do Douro a iguaria que é estrela de verão.

A resiliência em manter viva a iniciativa tem fundamento. O Douro produz o melhor Tomate Coração de Boi de Portugal, argumenta a organização: “O Tomate Coração de Boi do Douro merece a fama que tem vindo a conquistar. A abundância de luz e as grandes amplitudes térmicas típicas da região reforçam as qualidades de textura, sabor e suculência deste fruto carnudo e com poucas sementes”, sustenta Celeste Pereira, uma das mentoras do evento.

Ao todo, 16 restaurantes vão colocar nas suas ementas os melhores tomates desta variedade criados por agricultores do Douro.

Persistir significa também manter vivo o projeto de valorização do Tomate Coração de Boi do Douro e, desde logo, o concurso que tem vindo a colocar nas bocas de Portugal um dos frutos de exceção da região. Lançado em 2016, o Concurso Tomate Coração de Boi do Douro, mereceu, desde a primeira hora, a adesão das quintas da região e conquistou a atenção dos media e da crítica especializada. Uma vez mais, por bons motivos. A iniciativa quer despertar o interesse dos consumidores pela viagem gastronómica ao terroir de excelência desta variedade de tomate e valorizar a tradição das hortas do Douro, motivando horticultores e produtores de vinhos a manterem vivos aqueles pequenos oásis de biodiversidade, nos quais se inclui a produção de tomate, ainda que numa escala familiar e de produção local.

Em 2022, o concurso que veio para mostrar as qualidades superiores do Tomate Coração de Boi do Douro voltará a reunir especialistas para elegerem o melhor tomate da temporada, garante a organização.

Até lá, sirva-se de tomate em saladas ou em pratos especiais à mesa de restaurantes de referência da região duriense.

Restaurantes participantes:

Chaxoila (Vila Real)

Este espaço convidou o conceituado enólogo duriense Luís Soares Duarte, também conhecido pelo seu gosto pela cozinha, a conceber uma receita especial para o Mês do Tomate e apresenta à mesa Migas de Tomate Coração de Boi com pataniscas de bacalhau.

Casa dos Ecos (Quinta do Bomfim, Pinhão)

Durante toda a época, o Tomate Coração de Boi é estrela na Sopa fria de Tomate Coração de Boi e no Prato de Coração de Boi, uma entrada com o fruto, flor de sal e azeite do Douro, a simplicidade e o pleno sabor do fruto que o chefe estrelado Pedro Lemos assegura que tem um “grande sucesso”. O tomate entra também em diversas guarnições de outros pratos, nomeadamente vegetarianos.

DOC (Armamar)

Caldeirada de tamboril, mexilhão e carabineiro e o Tomate Coração de Boi do Douro.

Taberna do Carró (Torre de Moncorvo)

Este espaço é conhecido pelo bom Tomate Coração de Boi com azeite e sal grosso que serve a todos os clientes. Nesta temporada são também protagonistas as Migas de tomate com ovo, acompanhadas com barriga de porco na brasa, e o arroz de tomate acompanhado com pescada frita em azeite.

Cantina de Ventozelo (Quinta de Ventozelo, São João da Pesqueira)

Neste espaço, não faltam propostas à volta do Tomate Coração de Boi que, na sua maioria, é de produção própria: Tiborna em pão de trigo espelta, com Tomate Coração de Boi do Douro, azeite de Ventozelo e ervas do jardim dos aromas; Sopa fria de Tomate Coração de Boi Douro; Águadinhos do Vale da Vilariça com Tomate Coração de Boi Douro; Bifes de Tomate Coração de Boi Douro, azeite de Ventozelo, flor de Sal e tostas de pão de entre lenha; Tarte de Tomate Coração de Boi Douro, cebola e orégãos; Milhos de Tomate Coração de Boi Douro, com os Legumes da horta grelhados.

Pickles – Hotel Six Senses Douro Valley (Lamego)

Salada de Tomate Coração de Boi, pêssego e salsa.

Bistrô Terrace – Quinta do Tedo (Armamar)

O Tomate Coração de Boi que se serve neste espaço é de produção própria. Durante toda a temporada, O Bistrô Terrace propõe o Carpaccio de Tomate Coração de Boi com cebolinhas em xarope de limão e pimenta e ervas frescas.

Quinta do Portal

Na Quinta do Portal, o Tomate Coração de Boi é tema para uma salada criada pelo chefe Milton Ferreira.

Castas e Pratos

Sopa fria de Tomate Coração de Boi, queijo chevre e pesto do mesmo tomate;

Milhos no pote, costelinhas de javali em vinho tinto e Tomate Coração de Boi.

Cozinha da Clara – Quinta de La Rosa (Pinhão)

Sopa fria de Tomate Coração de Boi , queijo da ilha e pão tostado de azeitona.

Cêpa Torta (Alijó)

Tomate Coração de Boi com azeite e flor de sal a todos os clientes e outras propostas do dia.

Flor de Sal (Mirandela)

CAISDAVILLA (Vila Real)

Quinta da Pacheca

Toca da Raposa

Cais da Ferradosa (São João da Pesqueira)

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.