Domingo, 22 de Maio de 2022

‘TOMI’ mostra informação do concelho à distância de um toque

Já está a funcionar no Jardim Dr. Matos Cordeiro, em Alijó, um equipamento interativo de exterior designado ‘TOMI’.

Este equipamento “disponibiliza informações úteis e conteúdos turísticos, de forma interativa e durante 24 horas por dia”, explica a autarquia em comunicado, adiantando que esta “é mais uma ferramenta de comunicação de proximidade dirigida à população e aos visitantes”.

Os ‘TOMI’ são plataformas digitais de grande formato, onde os residentes e os visitantes podem, através de um toque no ecrã, ter acesso a informações sobre onde comer e onde dormir, pontos de interesse turístico, pesquisa de rotas e distâncias entre pontos.

O equipamento permite ainda tirar uma fotografia da área envolvente e enviá-la para o e-mail pessoal. Os pontos de interesse são acompanhados de um mapa do local, imagens e QR Codes para download direto de coordenadas geográficas.

O ‘TOMI’ de última geração, instalado em Alijó, permite uma “experiência inclusiva e autónoma aos seus utilizadores”, acrescenta a nota da autarquia, garantindo ainda que todos, independentemente das suas necessidades físicas ou cognitivas, “podem procurar informação e serviços inteligentes no TOMI”.

Os utilizadores também “podem controlar a navegação através de um telemóvel, o que permite evitar o toque direto com a superfície do equipamento”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.