Sexta-feira, 21 de Março de 2025
No menu items!

Tratamento quer recuperar qualidade da castanha

O projeto “Salvar a Castanha”, coordenado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela empresa Agromontenegro, pretende recuperar a qualidade da castanha, pela qual é conhecida a região.

-PUB-

Na quarta-feira (3), alguns agricultores juntaram-se com os responsáveis do projeto para assistir à pulverização do produto em castanheiros, num terreno em Rio Bom, no concelho de Valpaços, naquela que foi a primeira fase do tratamento.

No ano passado, 40 a 60% da produção da castanha teve podridão, e as vendas ficaram avultadamente abaixo do esperado. Por exemplo, Licínio Santos, produtor de castanhas, conta que na colheita passada apenas ganhou perto de 40 mil euros, sendo que, em anos anteriores, as receitas atingiam os 65 mil euros.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS