“Atualmente, temos mil estudantes internacionais, de 48 nacionalidades, a frequentar diferentes ciclos de estudo. Este número representa já 25% do total de estudantes da academia transmontana, o que confirma que a UTAD é um destino universitário cada vez mais global e inclusivo”, afirma o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Ramos.
“Muitos dos nossos estudantes vêm de Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Moçambique, mas continuamos apostados em contribuir para a promoção do conhecimento a nível global”, adiciona.
Os estudantes internacionais inscrevem-se, maioritariamente, “em mestrados e doutoramentos, sendo que as Ciências Humanas e Sociais, as Ciências da Vida e do Ambiente e as Tecnologias dominam as preferências.
Em dados estatísticos, 59% do total dos alunos internacionais está inscrito em mestrado, 4% em mestrados integrados e 10% em doutoramentos.
“Os dados revelam que 73% dos estudantes internacionais optam por frequentar o 2.º e 3.º ciclos de estudos, o que demonstra a crescente atratividade dos programas doutorais e de mestrado oferecidos pela UTAD”, salienta o vice-reitor.