A prova deste ano terá, pela primeira vez, um vinho e queijo produzidos “além-fronteiras, internacionalizando a marca “Alumni UTAD”.
“Durante a ‘Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection’, haverá vinhos e queijos que melhor (a)provam a qualidade do ensino e da investigação produzida na UTAD”, afirma o reitor Emídio Gomes.
Os autores dos produtos, desta que é a 6ª edição da prova, são Luís Teixeira, Patrícia Peixoto, Daniel Fraga e Carlos Alves, os responsáveis pela parte vinícola e Paulo Martins, Inês Vilarinho e Marta Santos, responsáveis pelos queijos de cabra, ovelha e vaca.
As uvas do vinho tinto “Alumni 2023” foram colhidas na colina de Bisamberg, na Aústria e foram combinadas e trabalhadas pelo enólogo Luís Teixeira.
Os restante vinhos são de origem nacional como é o vinho branco proveniente da região do Alentejo de Patrícia Peixoto e o Vinho do Porto de Carlos Alves, cujas uvas nasceram em vinhas ao alto e a seleção das castas tradicionais da região. O espumante a ser apresentado por Daniel Fraga Gomes, começou no sopé de um castelo na região do Minho.
O queijo de cabra de Paulo Nobre Martins vem de Espanha, ao contrário dos queijos nacionais de Alice Vilarinho com o queijo de ovelha de Macedo de Cavaleiros e o de Marta Santos com o queijo de vaca de Vila Nova de Famalicão.
“Mais do que um evento de referência na academia transmontana, é um reconhecimento e uma valorização do conhecimento científico na área do agroalimentar e do saber-fazer dos nossos antigos estudantes, independentemente de se encontrarem em Portugal ou em qualquer outra parte do globo”, conclui o reitor Emídio Gomes.
A programação desta mostra inclui, ainda, três workshops dedicados à iniciação de provas vínicas, ao espumante e aos queijos, a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. No fim da mostra, os protagonistas desta 6ª edição vão desafiar outros ex-colegas a assumir o mesmo compromisso para a próxima “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”.