Quinta-feira, 18 de Julho de 2024
No menu items!

6ª edição da “Prova dos Novos-UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro apresentou a data para a próxima “Prova dos Novos-UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”, evento agendado para o dia 15 de novembro, uma prova de “Um quarteto de vinhos e um trio de queijos, nascidos das mãos de antigos alunos”.

-PUB-

A prova deste ano terá, pela primeira vez, um vinho e queijo produzidos “além-fronteiras, internacionalizando a marca “Alumni UTAD”.

“Durante a ‘Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection’, haverá vinhos e queijos que melhor (a)provam a qualidade do ensino e da investigação produzida na UTAD”, afirma o reitor Emídio Gomes.

Os autores dos produtos, desta que é a 6ª edição da prova, são Luís Teixeira, Patrícia Peixoto, Daniel Fraga e Carlos Alves, os responsáveis pela parte vinícola e Paulo Martins, Inês Vilarinho e Marta Santos, responsáveis pelos queijos de cabra, ovelha e vaca.

As uvas do vinho tinto “Alumni 2023” foram colhidas na colina de Bisamberg, na Aústria e foram combinadas e trabalhadas pelo enólogo Luís Teixeira.

Os restante vinhos são de origem nacional como é o vinho branco proveniente da região do Alentejo de Patrícia Peixoto e o Vinho do Porto de Carlos Alves, cujas uvas nasceram em vinhas ao alto e a seleção das castas tradicionais da região. O espumante a ser apresentado por Daniel Fraga Gomes, começou no sopé de um castelo na região do Minho.

O queijo de cabra de Paulo Nobre Martins vem de Espanha, ao contrário dos queijos nacionais de Alice Vilarinho com o queijo de ovelha de Macedo de Cavaleiros e o de Marta Santos com o queijo de vaca de Vila Nova de Famalicão.

“Mais do que um evento de referência na academia transmontana, é um reconhecimento e uma valorização do conhecimento científico na área do agroalimentar e do saber-fazer dos nossos antigos estudantes, independentemente de se encontrarem em Portugal ou em qualquer outra parte do globo”, conclui o reitor Emídio Gomes.

A programação desta mostra inclui, ainda, três workshops dedicados à iniciação de provas vínicas, ao espumante e aos queijos, a participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. No fim da mostra, os protagonistas desta 6ª edição vão desafiar outros ex-colegas a assumir o mesmo compromisso para a próxima “Prova dos Novos – UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS