Na biblioteca municipal, o investigador João Carrola teve uma plateia de cerca de 50 alunos do ensino secundário, que tiveram a oportunidade de fazer questões sobre o ambiente e aquilo que se pode fazer para minimizar os impactos da poluição.
“Eventualmente, estamos aqui perante futuros alunos da UTAD. Alguns deles poderão até vir a participar em atividades diferentes linhas de investigação que temos no CITAB. Por isso, é muito importante que, desde cedo, fiquem sensibilizados para a proteção da água, dos solos, do ambiente e das pessoas”, refere João Carrola, referindo que “aproveitei para lhes transmitir o trabalho que fazemos, de forma a sensibilizá-los para a conservação do ambiente e para a redução da aplicação de pesticidas e adubos”.
Inserida no âmbito da primeira edição da “Feira da Terra”, esta palestra teve como objetivo alertar para a poluição da água e do solo, “com especial atenção aos solos agrícolas que são muito importantes na produção de alimento”, esclarece o investigador.
O CITAB foi criado em 2007 e segundo a sua diretora, Ana Barros, “o papel dos nossos investigadores também passa por levar às salas de aulas iniciativas desta natureza, nomeadamente as que têm como foco o ambiente, a agricultura, a floresta ou as novas tecnologias”.