Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

UTAD sensibiliza alunos do secundário para a conservação do ambiente

No âmbito do Dia Mundial da Terra, o Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) foi até São João da Pesqueira para falar dos cuidados a ter com o ambiente e da sustentabilidade.

Na biblioteca municipal, o investigador João Carrola teve uma plateia de cerca de 50 alunos do ensino secundário, que tiveram a oportunidade de fazer questões sobre o ambiente e aquilo que se pode fazer para minimizar os impactos da poluição.

“Eventualmente, estamos aqui perante futuros alunos da UTAD. Alguns deles poderão até vir a participar em atividades diferentes linhas de investigação que temos no CITAB. Por isso, é muito importante que, desde cedo, fiquem sensibilizados para a proteção da água, dos solos, do ambiente e das pessoas”, refere João Carrola, referindo que “aproveitei para lhes transmitir o trabalho que fazemos, de forma a sensibilizá-los para a conservação do ambiente e para a redução da aplicação de pesticidas e adubos”.

Inserida no âmbito da primeira edição da “Feira da Terra”, esta palestra teve como objetivo alertar para a poluição da água e do solo, “com especial atenção aos solos agrícolas que são muito importantes na produção de alimento”, esclarece o investigador.

O CITAB foi criado em 2007 e segundo a sua diretora, Ana Barros, “o papel dos nossos investigadores também passa por levar às salas de aulas iniciativas desta natureza, nomeadamente as que têm como foco o ambiente, a agricultura, a floresta ou as novas tecnologias”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

Homem encontrado morto em casa

PREMIUM

Um lar a que todos chamam casa

Homem morre em colisão

Homem morre afogado em Valdanta

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.