Em Portugal, a oferta de lares para idosos está longe de satisfazer as necessidades da população e os preços são cada vez mais elevados.
De acordo com um estudo realizado pela plataforma Via Sénior, que abrange 2.700 infraestruturas e mais de 105 mil camas, a oferta de lares satisfaz apenas 4% das necessidades. Mas o número aumenta se se considerar a população com mais de 75 anos.
“Em dezembro de 2024 cerca de 70% das instituições apresentavam taxas de ocupação de 100%, 22,2% tinham taxas de ocupação entre os 91% e os 99% e apenas 11,1% reportaram vagas, com a generalidade da ocupação a situar-se nos 80%”, revela o estudo, acrescentando que “considerando os cerca de 2,5 milhões de residentes em Portugal com mais de 65 anos, a cobertura é pouco superior a 4%, subindo para 8,7% se considerarmos a população idosa com mais de 75 anos”.
No que diz respeito aos valores praticados, o mesmo estudo indica que “a pressão da procura reflete-se num aumento generalizado dos preços com mais de 25% das residências a reportarem subidas superiores a 5%”, sendo que “o preço médio ponderado de alojamento em quarto individual ronda os 1.675 euros, enquanto um quarto duplo custa 1.375 euros e um triplo 1.315 euros”.
“A população europeia continua a envelhecer a um ritmo acelerado”, lembram os responsáveis pelo estudo, destacando que, segundo os dados do Eurostat, referentes a janeiro de 2025, mais de um quinto da população europeia (21,6%) tinha 65 anos ou mais.
No caso de Portugal, o país ocupa o terceiro lugar no ‘ranking’ da União Europeia em termos da proporção de pessoas com mais de 80 anos, apenas atrás de Itália e Alemanha.
O Retrato das Residências Sénior em Portugal foi realizado através de um inquérito online, entre 1 de dezembro de 2024 e 15 de janeiro de 2025.