Sábado, 3 de Dezembro de 2022
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Vaticano publica novo guia para reforçar identidade das Escolas Católicas

A Congregação para a Educação Católica (Santa Sé) publicou na terça-feira uma nova instrução sobre “A Identidade da Escola Católica para Uma Cultura do Diálogo”, assumindo situações de conflito ligadas a uma “perceção discordante da identidade católica das instituições escolares”

PUB

As causas da tensão devem-se, principalmente, por um lado, a uma interpretação redutiva ou meramente formal e, por outro, a uma consideração vaga ou fechada da identidade católica”, precisa o texto, divulgado pelo Vaticano.

A Santa Sé recorda o dever de “reconhecer, respeitar e testemunhar a identidade católica da escola”, exposta oficialmente em cada projeto educativo, destacando que o mesmo se aplica a “professores, pessoal não docente, alunos e suas famílias”.

O documento procura esclarecer o que está em causa com a qualificação “católica” da escola, sustentando que a mesma implica “unidade e comunhão com a Igreja” a todos os níveis, “desde o órgão gestor até a direção da escola e os professores”.

O organismo da Cúria considera recomendável a “presença predominante de um grupo de professores católicos”. O texto retoma a proposta do “pacto educativo global”, lançada pelo Papa Francisco, apontando a uma “mudança pessoal, social e ambiental”.

O Vaticano reforça ainda a necessidade de proteger os menores e os mais vulneráveis, com mecanismos que permitam “garantir o respeito pela vida, a dignidade e a liberdade dos alunos e dos restantes membros”.

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.