A JDJ terá como tema “Alegres na Esperança” e vai realizar-se nos dias 24 e 25 de novembro, com a presença do bispo diocesano, D. Nuno Almeida.
A Ir. Conceição Borges, responsável pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, entidade que organiza a JDJ, referiu que “é um momento privilegiado de encontro com os jovens, um instrumento de evangelização do seu mundo e de diálogo com os cerca de 800 peregrinos estrangeiros que foram acolhidos na nossa diocese”.
Na tarde de sexta-feira, dia 24, os adolescentes e jovens dos quatro cantos da Diocese serão acolhidos na Escola Secundária de Vila Flor. A inscrição é gratuita, mas cada participante é convidado a contribuir com um par de meias para a campanha solidária “Natal na Prisão” promovida anualmente pelo Serviço diocesano da Pastoral Penitenciária.
Após o jantar está prevista uma caminhada até à igreja matriz, onde, às 21h00, vai decorrer uma Vigília de oração vocacional. Às 23h00 haverá um concerto com a “Banda da Paróquia” (Coimbra) e acantonamento na Escola.
No sábado, a manhã terá início com um momento de oração, às 09h30, no auditório do Centro Cultural Municipal.
Segue-se a catequese “Alegres na Esperança”, às 10h00, pelo Padre Nélson Faria, jesuíta, que trabalha na Rede Mundial de Oração do Papa, um momento de missão com idosos das respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia, assim como várias experiências culturais pela vila.
À tarde, depois do almoço, os jovens são convidados a partilhar as vivências da Jornada Mundial da Juventude.
A Jornada Diocesana da Juventude culminará com uma Eucaristia, às 15h30, na igreja matriz, à qual preside o bispo diocesano, D. Nuno Almeida.
O Município de Vila Flor, os párocos e agentes pastorais da Unidade Pastoral Senhora da Assunção e o Serviço diocesano da Pastoral Penitenciária apoiam a organização da JDJ.