Na próxima semana, os preços dos combustíveis vão disparar, com subidas superiores a 14 cêntimos no gasóleo e oito cêntimos por litro na gasolina, acompanhando a subida das cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais, segundo informação da APETRO.
A VTM esteve em alguns postos de combustíveis de Vila Real, onde se notam filas enormes para atestar os veículos. Logo que souberam deste aumento “brutal”, os automobilistas aproveitaram a tarde para atestar o depósito e mostraram-se preocupados com o futuro. “Temos de trabalhar e assim não dá para aguentar com estes aumentos constantes”, desabafava um condutor que espera numa das filas de um posto de combustíveis junto a uma superfície comercial da cidade.
Outra automobilista disse que não percebe “muito bem” a formação dos preços, no entanto, afirmou que o Governo deveria “baixar os impostos sobre os combustíveis”.
No entanto, também há condutores que apenas foram abastecer o carro, porque estava na reserva. “Não sabia do aumento, mas também não vou atestar. Vim às compras e aproveitei para colocar gasolina”, afirmou à VTM outro automobilista, que mesmo assim espera que haja um travão aos aumentos constantes que se verificam.
Uma funcionária de um posto de combustível afirmou à VTM que hoje se verificou um aumento enorme no fluxo ao posto, situação que se deverá prolongar pelo fim de semana.
De acordo com os preços de referência da Entidade Nacional para o Mercado Energético, o preço médio do gasóleo simples é hoje de 1,754 euros por litro e deverá a partir de segunda-feira chegar perto dos 1,90 euros por litro nos postos de abastecimento, enquanto o preço médio da gasolina 95 – atualmente em 1,795 euros por litro – atingirá os 1,88 euros por litro. Assim, na próxima semana, o preço médio do gasóleo deverá ultrapassar o da gasolina, uma situação inédita em Portugal.