Em Vila Real, 1.521 eleitores foram mais cedo às urnas para escolher o próximo primeiro-ministro e a composição da Assembleia da República, num concelho onde estavam inscritos 1.671 eleitores.
Apesar das temperaturas baixas, o sol ajudou os eleitores a levantar cedo para exercer o seu direito de voto, alguns inscreveram-se por motivos laborais, outros por estarem longe de casa, mas também se antecipou o voto por “medo” de contactar com infetados por Covid-19, que vão poder sair de casa para votar no próximo domingo.
Catarina Silva, de 18 anos, de Vila Real, votou pela primeira vez e optou por fazê-lo antecipadamente por dois motivos, a pandemia e o seu aniversário. “No dia 30 faço anos e não queria vir para as mesas de voto. Em segundo, como vão deixar os infetados sair para votar, não queria correr riscos, porque tive Covid-19 e estive muito mal, ligada ao ventilador”, refere esta eleitora, que confessa ter “muito medo” de estar em contactos com infetados. “Acho que foi uma decisão coerente”.
Por motivos profissionais, o vila-realense José Carlos aproveitou o voto antecipado em mobilidade para votar, uma vez que estará a trabalhar no dia 30 de janeiro. “Estou no Porto a trabalhar e no próximo fim de semana vou estar de serviço, por isso inscrevi-me no voto antecipado”, num processo que confessa que ser muito simples. “Foi facílimo. Foi só ir à plataforma, colocar os dados e hoje lá estava o meu nome, e votei em cinco minutos e em segurança”.
‘Este é um quote ao jornal.”
A VOZ DE TRÁS-OS-MONTES, O maior e melhor jornal da região
Segundo fonte ligada ao processo, dos 1.521 eleitores, 883 eram votantes do concelho de Vila Real, para o resto do país votaram 638, num total de cinco mesas de voto disponíveis, onde estiveram quatro funcionários da autarquia a prestar apoio, para além dos elementos ligados ao ato eleitoral, que estiveram nas mesas.
Quem se inscreveu, mas ainda não votou pode fazê-lo no próximo domingo, onde os portugueses vão escolher os representantes na Assembleia da República e de onde vai sair o próximo primeiro-ministro.