Quinta-feira, 19 de Maio de 2022

25 de Abril assinalado com evocações à paz

Os 48 anos da Revolução dos Cravos são hoje assinalados um pouco por todo o país. Em Vila Real, a paz foi o tema escohido para celebrar a data.

Os claustros do antigo Governo Civil de Vila Real encheram para assinalar os 48 anos da Revolução dos Cravos. Num dia em que se celebra a liberdade, a guerra na Ucrânia não foi esquecida.

Convidada a usar da palavra, Ivanna Rohashko, ucraniana radicada em Vila Real há 13 anos, lembrou a época em que chegou a Portugal, por sua vontade, “a pensar no meu futuro e no da minha família”.

“O meu povo, pelo contrário, vê-se hoje obrigado a deixar tudo para trás e a procurar casa noutro país, longe da família”, frisa, acrescentando que “há oito anos, tudo mudou no meu país. Fomos invadidos pelo facto de querermos ser democráticos, livres, por querermos manter a nossa cultura, a nossa tradição, idioma, a nossa autenticidade”.

Segundo Ivanna, e “apesar de todas as dificuldades, limitações e obstáculos”, o povo ucraniano “tem lutado contra a ditadura e opressão russa, com todas as suas forças”, aproveitando para agradecer “todo o apoio que Portugal tem dado à Ucrânia”.

Minutos antes, já Salvador, um dos alunos do concelho presentes na sessão comemorativa, falou do 25 de Abril como um dia “em que se celebra o dia da liberdade em Portugal”, lembrando que “é uma data que nos permitiu conquistar a liberdade de expressão e da imprensa, dando direito à saúde, à greve e ao ensino”.

Notícia desenvolvida na edição de 28 de abril

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.