Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

5 horas de atividade física por semana pode fazer a diferença na sua saúde

A 6 de abril assinalou-se o dia mundial da atividade física, em que foram promovidas várias iniciativas na região com o intuito de ajudar a melhorar a qualidade de vida

-PUB-

A atividade física pode ser um bom “remédio” para apoiar uma boa imunidade, ajudar a combater a gordura, prevenir doenças e inflamações.

Um estudo desenvolvido por investigadores do Canadá, Alemanha e Áustria chegou à conclusão que “quanto mais tempo dedicar à atividade física, melhor será a saúde e diversidade da sua flora intestinal. E não precisa correr a maratona ou fazer exercícios físicos intensos. Basta que esteja em movimento até cinco horas por semana (mínimo duas horas e meia) para ganhar mais saúde e bem-estar”.
Resultados deste estudo mostraram que a melhoria na diversidade e riqueza da microbiota está mais relacionada com o número de horas dedicadas à atividade física do que com a intensidade. No entanto, só nas pessoas com peso normal foram visíveis alterações na composição bacteriana. Aqui, os investigadores encontraram um grupo de bactérias conhecido pelos seus benefícios cardiometabólicos, que ajuda na redução do colesterol. Foi também detetada mais produção de acetato que, além de ser uma fonte de energia das células, interage com o sistema imunitário e está envolvido na comunicação entre o intestino e o cérebro. Encontraram ainda maior número de bactérias da família das actinobactérias, que protegem contra a permeabilidade intestinal e produzem butirato, outro ácido gordo de cadeia curta com propriedades anti-inflamatórias.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS