Localizado perto do hipódromo das Romanas, o espaço abriu com capacidade para 42 utentes, vagas que foram aumentando ao longo dos anos. Hoje, a estrutura modernizada recebe 60 utentes, entre os 64 e os 103 anos, em quartos individuais, duplos e triplos, e perspetiva-se um novo alargamento das instalações para poder acolher 80 utentes. “Há procura e necessidade de dar resposta. O que nos satisfaz é a qualidade e o serviço que prestamos, que faz com que sejamos reconhecidos”, afirma a diretora técnica, Isabel Carvalho.
A procura chega da região, mas também da zona do grande Porto e do estrangeiro, nomeadamente por parte de emigrantes.
A instituição privada foi criada “com o objetivo principal de dar apoio e proteção à terceira idade”, explica a responsável. Assegura serviços de apoio direto, consulta de clínica geral de rotina, cuidados de enfermagem, conforto pessoal, cuidados de higiene, alimentação, vigilância permanente, apoio psicológico e sessões de fisioterapia e reabilitação. “Os nossos utentes são a nossa prioridade. A procura da qualidade no atendimento e nos serviços tem de ser diária. Temos de nos antecipar aos desejos, interesses e ir ao encontro das necessidades dos nossos utentes”, refere a responsável.
Com duas animadoras a tempo inteiro, os utentes realizam atividades de animação sociocultural, tanto no interior da instituição, como ao ar livre, já que a instituição está integrada numa quinta com nove hectares, que é vedada. Atividades que aumentam a qualidade de vida de quem reside neste lar de idosos. “Queremos dar vida aos anos”, afirma a responsável, o que passa por apoio direcionado a cada utente, feito por uma equipa multidisciplinar que se ajusta à condição individual dos seniores, o que leva à satisfação de utentes e das famílias. “Estamos sempre em colaboração com a família”, incentivando a proximidade. Os residentes também usufruem de excursões e participam em atividades no exterior, como marchas ou o carnaval.
No total, a instituição tem 37 funcionários, alguns deles que lá trabalham desde a inauguração, “o que nos orgulha”.
O Hotel Sénior das Romanas pretende ser “reconhecido como parceiro de confiança no acolhimento de idosos, apostando na diversificação e qualidade dos serviços”.
A administração está a cargo de António Castanheira Gonçalves.