Esta manhã, a VTM acompanhou uma das ações de fogo controlado que a autarquia de Vila Real tem vindo a realizar. O objetivo é prevenir incêndios e promover a renovação das pastagens, um pedido dos criadores de gado.
“Esta gestão através do fogo é uma forma rápida, mais fácil e mais barata de reduzir os combustíveis para que, quando chegarmos ao verão, tenhamos menos combustíveis para arder e, portanto, temos risco de incêndio mais baixo”, explicou Carlos Silva, vereador da câmara de Vila Real.
Orlando Matos, comandante dos bombeiros das Cruz Branca, acrescentou que o fogo controlado permite “fazer prevenção e, além disso, recuperar estes espaços para a pastorícia”.
“Também aproveitamos este tipo de ações para dar treino aos nossos elementos e formar bombeiros como operacionais de queima. Neste momento temos cerca de 30 elementos formados”, indicou.
As ações de fogo controlado têm sido feitas com regularidade nos últimos anos e estão previstas no Plano Municipal de Floresta Contra Incêndios. Só nesta ação, realizada no Alvão, foram queimados cerca de 10 hectares de mato.
Notícia desenvolvida na edição de 18 de março